VISITAS T√ČCNICAS AO PORTO DE SANTOS

Neste mês, a equipe da Aiuká fez uma série de visitas técnicas ao Porto de Santos para determinar as diferentes estratégias necessárias em um possível cenário de emergência ambiental. A empresa é a responsável pelos planos de proteção à fauna em terminais que estocam produtos químicos, serviço que ainda inclui exercícios simulados e reabilitação dos animais que possam a vir ser impactados.

Esse trabalho est√° alinhado com o Plano de A√ß√£o para Prote√ß√£o √† Fauna Silvestre (Prontid√£o de Fauna), servi√ßo prestado pela Aiuk√° com o objetivo de resgatar e destinar a fauna que, acidentalmente, ocorra na √°rea de terminais de armazenamento de produtos qu√≠micos. A Aiuk√° socorre os animais debilitados ou contaminados com √≥leo ou outros produtos e cuida de sua reabilita√ß√£o com o objetivo de devolv√™-los ao seu ambiente natural. 

PROGRAMAS DE RESGATE DE FAUNA EM TERRA E NO MAR

A Aiuk√° vem desenvolvendo um programa de resgate de fauna para a ind√ļstria de energia el√©trica. No Parque Estadual da Serra do Mar, torres de transmiss√£o de energia est√£o sendo substitu√≠das, processo que incorre na supress√£o da mata e na consequente necessidade de resgate, afugentamento e transloca√ß√£o da fauna local. 
 
O projeto durar√° v√°rios meses e, diariamente, a equipe da Aiuk√° acompanha as atividades desenvolvidas pelas frentes de trabalho de supress√£o em campo. Elas incluem a identifica√ß√£o e a incid√™ncia de todas as esp√©cies, criando assim um banco de dados. O objetivo desse trabalho √© a preven√ß√£o e, dessa forma,  a diminui√ß√£o dos impacto √† fauna no local. A troca das torres √© uma medida preventiva de manuten√ß√£o da rede de distribui√ß√£o de energia el√©trica na regi√£o sudeste, onde se localiza a maior concentra√ß√£o populacional do pa√≠s.

Esse trabalho evidencia a qualifica√ß√£o dos profissionais da Aiuk√°, especializados tanto na captura e cuidados de fauna silvestre terrestre como mar√≠tima. 
Nesse √ļltimo caso, o embarque dos m√©dicos veterin√°rios da Aiuk√° em unidades mar√≠timas do setor de petr√≥leo se torna necess√°rio quando um animal encontrado a bordo esteja inst√°vel clinicamente, tenha alto status de conserva√ß√£o ou coloque em risco os t√©cnicos em casos de animais pe√ßonhentos que requeiram manejo especializado.  Os profissionais da Aiuk√° s√£o treinados em cursos requeridos como exig√™ncia para a perman√™ncia no ambiente offshore, em especial o Tropical Helicopter Underwater Escape Training (T-Huet) e o Curso B√°sico de Seguran√ßa de Plataforma (CBSP).

São treinamentos de salvatagem, fundamentais para o trabalho em unidades marítimas e pré-requisitos de segurança, realizados continuamente pela equipe para o cumprimento dos critérios necessários ao embarque imediato em um cenário de emergência.

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO INTERNACIONAL

No dia 28 de janeiro, a Aiuk√° esteve presente em evento realizado pela Oil Spill Response Limited (OSRL), uma associa√ß√£o internacional financiada pelas empresas de petr√≥leo e g√°s para responder a derramamentos de √≥leo em qualquer lugar do mundo. Com o tema ‚ÄúExploring OSRL‚Äôs Strategy and Industry Next Steps in Preparing for Wildlife Emergencies‚ÄĚ, o evento foi realizado de forma on-line e apresentou as principais estrat√©gias de respostas do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), um rede composta por organiza√ß√Ķes internacionais de resposta e gest√£o de emerg√™ncia com fauna. 

O GOWRS √© apoiado pela ind√ļstria de √≥leo e g√°s e tem por objetivo desenvolver um sistema de resposta √† fauna oleada para pronto atendimento em emerg√™ncias em todo o mundo, em especial naqueles pa√≠ses que n√£o possuem estrutura organizada para tais emerg√™ncias. A Aiuk√° √© a √ļnica organiza√ß√£o latino-americana presente no grupo e Valeria Ruoppolo, diretora da empresa, √© a vice-chair do GOWRS.

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

A Aiuk√° mant√©m um Plano de Gest√£o de Res√≠duos que identifica e prev√™ todas as etapas de segrega√ß√£o, acondicionamento e descarte adequado dos res√≠duos gerados em todas as suas √°reas. Por exemplo, os dois Centros Operacionais da Aiuk√° (COPs SP e RJ) contam com um sistema apropriado de segrega√ß√£o  dos res√≠duos gerados durante todas as etapas de  manejo e limpeza dos animais atingidos por produtos contaminantes. 

As √°reas destinadas √† limpeza e manejo dos animais s√£o interligadas por um conjunto de calhas que recolhem os efluentes contaminados e os destinam para armazenamento em um tanque de conten√ß√£o, seguindo todas as normas e legisla√ß√Ķes vigentes.

PACIENTE DO MÊS

Um atob√°-grande (Sula dactylatra) est√° em reabilita√ß√£o no COP Aiuk√° RJ depois de ter sido resgatado em uma unidade mar√≠tima no in√≠cio deste m√™s. . 
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletr√īnico da Aiuk√° Consultoria Solu√ß√Ķes Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.