Um pombo-correio em alto-mar

19/07/2018

Um pombo-correio (Columba livia) originário das Ilhas Canárias, na Espanha, foi resgatado a cerca de 300 quilômetros da costa brasileira em uma plataforma de produção de petróleo e encaminhado para reabilitação no Centro Operacional Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ).  Além de sua identificação, a anilha apresentada pela ave possibilitou a descoberta de algumas informações, como o fato de já ter voado 3.600 quilômetros em diferentes competições.

A equipe do COP Aiuká RJ constatou que a ave estava sadia, em boa condição corporal e com 400g. Ela foi transferida para um pombal em Campos de Goytacazes, já que se trata de um animal doméstico e, assim, não pode ser liberado na natureza. O nome do pombo, uma fêmea, é Kun Superviviente (em português, sobrevivente) e ela já participou de pelo menos seis torneios.

De acordo com Evaldo Silva dos Santos, sócio da União Columbófila Campos dos Goytacazes, Kun Superviviente havia partido da Espanha no dia 5 de maio, ocasião em que participava de um novo torneio.

Além de serem utilizados como mensageiros, os pombos-correio também são treinados para competição, caso de Kun Superviviente. Embora sejam condicionados para voltar ao seu abrigo, muitos não conseguem por diferentes motivos, entre eles a captura por predadores ou mesmo porque se perdem.

O acionamento para o resgate da ave fez parte do Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE), serviço prestado pela Aiuká às empresas do setor de petróleo e uma das exigências do IBAMA para o licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás natural. O PMAVE é utilizado na orientação das ações de resposta em caso de ocorrências de fauna silvestre ou doméstica na área da plataforma ou unidade marítima e região de entorno; a Aiuká, pioneira neste serviço no Brasil, presta consultoria especializada para as empresas interessadas em sua implantação.

 

A pomba Superviviente
A pomba Superviviente
Anilha de Superviviente, que permitiu sua identificação
Anilha de Superviviente, que permitiu sua identificação

 

 

 

 

 

Os pais de Superviviente
Os pais de Superviviente

image009