NOVOS PARCEIROS UNEM-SE √Ä AIUK√Ā

Mais duas empresas da √°rea petrol√≠fera contrataram os servi√ßos da Aiuk√° em dezembro. A organiza√ß√£o passa a oferecer prontid√£o para o atendimento de emerg√™ncias envolvendo o monitoramento, resgate e a reabilita√ß√£o de animais no Campo de Ba√ļna e nos Campos de Opal e Tit√£ (Bacias de Campos e Santos, respectivamente).

Os planos de prontid√£o oferecidos pela Aiuk√° s√£o o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarca√ß√Ķes sobre a Avifauna (PMAVE) e os Planos de Prote√ß√£o √† Fauna (PPAF) para atividades de explora√ß√£o e produ√ß√£o de petr√≥leo offshore e em terra. A Aiuk√° tamb√©m se responsabiliza pela reabilita√ß√£o dos animais encaminhados por interm√©dio da implementa√ß√£o desses planos ao responder tanto pela elabora√ß√£o como pela execu√ß√£o desses servi√ßos, que s√£o condicionantes de licen√ßa para empreendimentos mar√≠timos.

No Brasil, a Aiuká é pioneira na elaboração e implantação de PPAFs e PMAVEs para atividades offshore.

RESPOSTA À EMERGÊNCIA EM SILVA JARDIM (RJ)

Ainda em dezembro e ap√≥s dois meses de servi√ßos, foi conclu√≠do o trabalho da Aiuk√° na resposta a uma emerg√™ncia em Silva Jardim (RJ). A organiza√ß√£o ficou √† frente das atividades de atendimento √† fauna oleada, atingida ap√≥s tentativa de furto de combust√≠vel em oleoduto localizado em √°rea de Mata Atl√Ęntica.

Adotando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação da covid-19, as equipes da Aiuká se revezaram para atender os animais. Acidentes decorrentes desses crimes têm sido constantes e, além de impactar as espécies que vivem em áreas protegidas, prejudicam o ecossistema local.

AIUK√Ā PARTICIPA DE MAIS UM EVENTO ON-LINE

Dezembro registrou mais uma participa√ß√£o da Aiuk√° em evento on-line, o ‚Äú5¬ļ Encuentro de Centros de Rescate de Fauna Silvestre‚ÄĚ, quando a organiza√ß√£o teve mais uma oportunidade de compartilhar suas experi√™ncias na gest√£o de emerg√™ncia envolvendo o resgate e reabilita√ß√£o de animais. A diretora da Aiuk√°, a m√©dica veterin√°ria Valeria Ruoppolo, apresentou os temas ‚ÄúTrabalho em redes‚ÄĚ e ‚ÄúTriagem de animais no ingresso ao centro de reabilita√ß√£o‚ÄĚ. O evento foi promovido pela Pol√≠cia Ambiental do Governo de C√≥rdoba, em conjunto com o EcoParque da Cidade de Buenos Aires e a Fundaci√≥n Teimak√®n.
PREVENÇÃO À COVID-19 CONTINUA
O ano de 2020 termina com a continuidade, pela Aiuk√°, da ado√ß√£o dos protocolos de seguran√ßa necess√°rios para evitar o cont√°gio da covid-19, entre eles o escalonamento da escala de trabalho da equipe a fim de evitar aglomera√ß√£o de pessoas, uso constante de equipamentos de prote√ß√£o individual (EPIs) e reuni√Ķes on-line. 

PACIENTE DO MÊS
Um anu-preto (Crotophaga ani) resgatado em unidade mar√≠tima de empresa petrol√≠fera e reabilitado pela equipe da Aiuk√° voltou ao seu ambiente natural em dezembro. Essa esp√©cie √© terrestre e casos como o desse indiv√≠duo ocorrem possivelmente porque as aves acompanham as embarca√ß√Ķes de apoio √†s unidades mar√≠timas.
Desejamos que 2021 seja um ano de renovação e de sabedoria diante do aprendizado adquirido em 2020!
Feliz Natal e que o Ano Novo seja afortunado para todos.
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletr√īnico da Aiuk√° Consultoria Solu√ß√Ķes Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.