SIMULADO INTERNO

A Aiuká realiza exercícios simulados periodicamente a fim de manter seus profissionais atualizados com situações potenciais em ocorrências reais. O último ocorreu de forma on-line no dia 1º de junho com a participação das equipes dos Centros Operacionais de Praia Grande e de Rio das Ostras (COP SP e COP RJ). A oportunidade aprimorou o aprendizado, possibilitou a identificação de melhorias e a integração dos profissionais da Aiuká em um ambiente que proporcionou a segurança sanitária e o distanciamento social exigidos durante a pandemia da covid-19. Foram aplicados todos os princípios do ICS (Incident Command System), composição da Estrutura Organizacional de Resposta e as diretrizes do PAE-Fauna.  

Exercícios simulados também são comumente realizados com os clientes da empresa. Em 2020, eles não foram interrompidos pelas contingências impostas pela pandemia.  Pelo contrário, nesse ano, a Aiuká participou de 14 simulados remotamente, com os diversos cenários possíveis que se apresentam em casos de derramamento de óleo envolvendo a fauna. 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Aiuká apoiou a campanha “Economia circular, você já ouviu falar?”, uma iniciativa do Instituto Mar e do Aquário de São Paulo que reuniu mais de 60 organizações de oito países da América Latina para celebrar o dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A campanha consistiu na divulgação de posts ilustrados e informativos, além de vídeos, a respeito de economia circular, modelo que se contrapõe ao atual ao propor práticas de uso racional dos recursos naturais, sem desperdícios.  Entre 5 e 9 de junho, as instituições participantes compartilharam o material da campanha em suas redes sociais com o propósito de alcançar o maior número possível de pessoas e, assim, sensibilizá-las para a adoção de atitudes sustentáveis. 

Além dessa atividade de comunicação, a Aiuká foi destaque em um dos vídeos publicados pela Prefeitura de Praia Grande durante a Semana do Meio Ambiente, no qual a Diretora da Aiuká, Valeria Ruoppolo, detalha as atividades da empresa e a parceria de sucesso com a Prefeitura. 
Assista no YouTube

BUSCA DE FAUNA DURANTE A SUPRESSÃO DE VEGETAÇÃO

Os serviços da Aiuká não estão restritos às respostas às emergências e se estendem em diversas categorias.  Entre elas, está o monitoramento ativo na busca de fauna em fase anterior à supressão de vegetação, realizada neste mês em atendimento à expansão de um parque industrial no Rio de Janeiro. Em 2020, a empresa desenvolveu projeto semelhante em um programa de resgate de fauna no Parque Estadual da Serra do Mar, onde torres de transmissão de energia foram substituídas. Esse processo demandou a supressão da mata e a consequente necessidade de resgate, afugentamento e translocação da fauna local.  

NOVA PARCERIA

A Aiuká acaba de fechar mais um contrato para atendimento à fauna oleada em portos nacionais, dessa vez com a empresa líder mundial no processamento de óleos vegetais. Esse resultado demonstra o empenho e esforço intensos da equipe da Aiuká na busca de soluções individuais para cada necessidade dos clientes da empresa. 
PACIENTE DO MÊS

Um albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassache chlororynchos) resgatado em uma unidade marítima com um anzol preso sob a asa foi reabilitado pela equipe da Aiuká e solto em junho.
LinkedIn
Instagram
Facebook
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.