Aiuká e TGG fazem simulado

Outubro registrou a realização de mais um simulado no Porto de Santos, desta vez em conjunto com o Terminal de Granéis do Guarujá (TGG). O exercício foi desenvolvido em tempo real, tanto em campo como no Centro Operacional da Aiuká em Praia Grande (COP Aiuká SP). A Aiuká realizou o monitoramento embarcado e o resgate da fauna em terra e na água e, na sequência, transportou as réplicas dos animais atingidos até o COP Aiuká SP. Dessa forma, foram simuladas todas as etapas de uma emergência envolvendo a fauna, desde o monitoramento em campo e a captura até a admissão e estabilização dos indivíduos, já no centro de reabilitação. 
Esses exercícios são fundamentais para a avaliação sistemática de riscos em emergências que aconteçam em ambientes costeiros ou em alto-mar. Por intermédio deles, os clientes da Aiuká são lembrados continuamente quanto à criação metódica de mecanismos de aprendizado e atualização dos procedimentos para lidar pró-ativamente em momentos de mobilização.

Prontidão in loco na região Sul

A Aiuká está de prontidão in loco para atendimento à fauna durante as operações de remoção de rochas do fundo marinho que ocorre em um Porto na região Sul do Brasil. 

A operação prevê remover um fragmento de maciço rochoso com total de 200 mil metros cúbicos. O objetivo da obra é minimizar os riscos à navegação portuária e, durante as ações de derrocagem há diversas medidas implementadas na mitigação de impactos à fauna e entre elas estão as atividades de monitoramento e resgate realizadas pela Aiuká

A Aiuká instalou uma Unidade Móvel de Estabilização de Fauna no Porto e mantém a equipe pronta para atender às necessidades da fauna. A equipe embarcada da Aiuká monitora a presença de mamíferos marinhos, tartarugas, aves e cardumes de peixes a fim de interceder e resgatar animais em qualquer ocorrência necessária.

Webinar com abrangência internacional – Universidade do Algarve

A diretora da Aiuká, Valeria Ruoppolo, participou do webinar sobre ações de resposta a emergências ambientais com foco em fauna oleada. O evento foi promovido pela Universidade do Algarve (Portugal) com abrangência internacional e representação de instituições que atuam em Portugal e na Espanha. A Aiuká foi a representante brasileira.

Valeria fez palestra sobre a legislação e preparo do Brasil para ocorrências envolvendo fauna oleada em emergências ambientais, além de participar do debate no final das apresentações. 
PACIENTE DO MÊS
A reabilitação e soltura de um albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhyncos) foram noticiadas pela ExxonMobil Brasil em sua página do Linkedin. A Aiuká atende o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE) da ExxonMobil e a ave foi resgatada numa embarcação de apoio. Em seguida ao resgate, foi encaminhada para tratamento no Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ).
Assista em: bit.ly/albatroz-exxonmobil-br
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.