Em fevereiro, a Aiuká completou 12 anos. É um momento a ser celebrado, já que é a primeira empresa brasileira com experiência no planejamento, no resgate e na reabilitação de fauna após vazamentos de petróleo para que os animais retornem ao seu ambiente natural em segurança.
A Aiuká foi fundada pelos médicos veterinários Valeria Ruoppolo e Rodolfo Silva para preencher uma importante lacuna no Brasil: a dos serviços necessários em uma ação de resposta envolvendo animais impactados por emergências ambientais. A empresa surgiu em resposta à resolução nº 398 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), estabelecida em 2008 e que passou a exigir das empresas responsáveis por instalações portuárias, plataformas marítimas, dutos e refinarias um planejamento preventivo para o resgate de animais em caso de acidente.
Os profissionais da Aiuká já atuaram em quase 50 emergências, não só envolvendo fauna oleada, mas também animais impactados em outras emergências, a exemplo dos afetados pelo deslizamento da barragem em Brumadinho em 2019 ou pela remoção de rochas (derrocagem) em um porto no Sul do País.
Todos os anos, a Aiuká é responsável pela elaboração de dezenas de planos de proteção à fauna para as áreas portuárias e de exploração e produção offshore, além da participação em diversos exercícios simulados.
Acreditamos na história dos nossos fundadores e hoje somos uma referência latino-americana para o atendimento a emergências com fauna oleada.
|
|