Aiuká participa de simulados no Porto de Santos

Os simulados são fundamentais para treinar e familiarizar os envolvidos em uma potencial emergência ambiental com os procedimentos necessários para minimizar seus impactos, em particular aqueles que atingem a fauna. A Aiuká participa periodicamente desses exercícios em conjunto com os seus clientes e, no dia 21 de junho, foram organizados dois deles com empresas que operam no Porto de Santos.

Ambos foram embasados em cenário simulado de vazamento de óleo. Em um deles, a mobilização exigiu o trabalho de monitoramento embarcado e a instalação de uma unidade móvel de estabilização e o outro demandou esse último recurso citado. Enquanto o objetivo do monitoramento embarcado é avaliar e documentar a fauna presente e sua interação com o óleo, a estabilização em campo proporciona os cuidados veterinários que combatem imediatamente os efeitos agudos da exposição dos animais ao óleo, em especial a desidratação e a hipotermia. 

Os simulados seguiram a hierarquia estabelecida pela Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) e aqueles protocolos relativos ao atendimento de animais em situações de emergência preconizados no “Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna – IBAMA, 2018).

Treinamentos para empresas clientes

A Aiuká realiza treinamentos para as empresas que contratam seus serviços e que são elaborados de acordo com as necessidades específicas de cada uma delas. Em junho, um dos treinamentos foi ministrado para empresa do Porto de Santos, onde a Aiuká presta serviços para diferentes empreendimentos. 

Nessa capacitação na empresa portuária, os profissionais da Aiuká enfatizaram os fundamentos e objetivos de uma instalação móvel, recurso fundamental utilizado em emergências ambientais para recepcionar a fauna impactada, estabilizá-la e encaminhá-la para reabilitação. A empresa cliente mantém kits com os materiais e equipamentos necessários que devem ser utilizados na eventualidade de um acidente envolvendo a fauna. O treinamento contextualizou a utilidade desses recursos. 

Em outro treinamento, dessa vez em empresa de apoio a operações off shore, foram apresentadas técnicas de captura e manejo de fauna silvestre, uma vez que diversas espécies animais ocorrem no local e, frequentemente, seu resgate é necessário para que não corram risco durante a execução das atividades. 

Diversos treinamentos são realizados pela Aiuká para seus clientes, a exemplo dos relacionados ao manejo e reabilitação de fauna oleada, a capacitação de Técnicos Embarcados Responsáveis (TER) que executam o PMAVE em plataformas marítimas e de Técnicos Portuários de Proteção à Fauna (TPPF) para atenção ao PPAF em portos e terminais marítimos.

Nova fase para atendimento global a emergências 

O Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS) para atendimento da fauna em emergências de categoria Tier 3 foi lançado como serviço disponível pela Oil Spill Response Limited (OSRL) durante a Interspill 2022, importante evento global do setor de petróleo e gás, realizado em Amsterdam em junho. “Temos muito orgulho em fazer parte deste projeto grandioso desde o seu início”, comenta Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká. De acordo com ela, essa é uma fase de novos trabalhos para a Aiuká e parceiros do GOWRS, rede voltada ao bem-estar da fauna que, eventualmente, possa ser impactada em emergências ambientais com vazamento de óleo. 
www.oilspillresponse.com
Paciente do mês

O pelicano peruano (Pelecanus thagus) é uma das aves resgatadas no Peru e que está em reabilitação sob os cuidados da equipe da Aiuká no Parque de Las Leyendas. Mais de 120 aves já recuperadas voltaram à natureza graças ao tratamento recebido pela equipe de resposta local.
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.