A médica veterinária Maria Clara Sanseverino ministrou a capacitação

Capacitação em empresa off shore

Agosto deu sequência às capacitações técnicas realizadas pela equipe da Aiuká junto aos seus clientes. Uma delas foi promovida em empresa de apoio a operações off shore e voltada para aprimorar o conhecimento a respeito de animais peçonhentos que ocorrem na região. Além disso, foram apresentadas também instruções para o reconhecimento das espécies e recomendações para prevenção, primeiros socorros e segurança na eventualidade de acidentes.
A equipe da Aiuká com Nivaldo Mateus (Associação Brasileira de Terminais de Líquidos), que ministrou o curso (ao centro)

Treinamento em radiocomunicação

Regularmente, a Aiuká promove treinamentos internos para aprimorar as competências da sua equipe. Em agosto, mais um foi realizado, desta vez reforçando os conhecimentos relacionados à radiocomunicação e que podem ser usados durante as ocorrências de simulados e emergências. O treinamento foi ministrado por Nivaldo Mateus, da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos.

Você sabia?

O Brasil tem diretrizes estabelecidas em políticas públicas para minimizar o impacto à fauna brasileira em casos de derramamento de óleo. Trata-se do Plano Nacional de Ação de Emergência para a Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), resultado de parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). 

A Aiuká participou da elaboração do
“Guia de Boas Práticas para o manejo de fauna oleada” do PAE-Fauna, a convite do IBP. Ainda em conjunto com a empresa Witt O'Briens do Brasil, a Aiuká desenvolveu o Projeto de Proteção à Fauna do Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência Ambiental no Mar (MAREM) (www.marem-br.com.br).

O PAE-Fauna é composto de três pilares: o MAREM, o Guia de Boas Práticas para o Manejo de Fauna Oleada, e o Plano Nacional de Ação de Emergência para a Fauna Impactada por Óleo. Mas informações podem ser encontradas no site www.ibama.gov.br/emergencias-ambientais/petroleo-e-derivados/paefauna 

Responsabilidade socioambiental

Em seus centros de reabilitação localizados em Praia Grande e em Rio das Ostras (COPs Aiuká SP e RJ), a Aiuká atende animais silvestres impactados por ações humanas. Esse trabalho integra as ações de responsabilidade socioambiental da empresa e já atendeu centenas de animais, entre eles os encaminhados pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande.

Uma das últimas ocorrências relacionadas a essa parceria foi o atendimento de um gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus), espécie comum da Mata Atlântica, mas ameaçada de extinção. A ave foi encontrada por uma moradora de Praia Grande, que medicou o animal por conta própria. A munícipe acionou a Guarda Municipal que, por sua vez, encaminhou o paciente para a Aiuká, onde foi constatado que ele estava com intoxicação medicamentosa, causa de seu óbito.

Saiba mais sobre esse caso aqui
Paciente do mês

A Aiuká continua reabilitando aves impactadas por acidente com derramamento de óleo no Peru e, entre os pacientes, estão os pinguins-de-Humboldt (Spheniscus humboldti). Eles são parentes próximos dos pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), que ocorrem no Brasil, mas estão presentes apenas no Peru e no Chile, sendo encontrados exclusivamente no Oceano Pacífico (o de Magalhães ocorre no Pacífico e no Atlântico).
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.