A médica veterinária Maria Clara Sanseverino ministrou a capacitação

Capacitação em empresa off shore

Agosto deu sequ√™ncia √†s capacita√ß√Ķes t√©cnicas realizadas pela equipe da Aiuk√° junto aos seus clientes. Uma delas foi promovida em empresa de apoio a opera√ß√Ķes off shore e voltada para aprimorar o conhecimento a respeito de animais pe√ßonhentos que ocorrem na regi√£o. Al√©m disso, foram apresentadas tamb√©m instru√ß√Ķes para o reconhecimento das esp√©cies e recomenda√ß√Ķes para preven√ß√£o, primeiros socorros e seguran√ßa na eventualidade de acidentes.
A equipe da Aiuká com Nivaldo Mateus (Associação Brasileira de Terminais de Líquidos), que ministrou o curso (ao centro)

Treinamento em radiocomunicação

Regularmente, a Aiuká promove treinamentos internos para aprimorar as competências da sua equipe. Em agosto, mais um foi realizado, desta vez reforçando os conhecimentos relacionados à radiocomunicação e que podem ser usados durante as ocorrências de simulados e emergências. O treinamento foi ministrado por Nivaldo Mateus, da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos.

Você sabia?

O Brasil tem diretrizes estabelecidas em pol√≠ticas p√ļblicas para minimizar o impacto √† fauna brasileira em casos de derramamento de √≥leo. Trata-se do Plano Nacional de A√ß√£o de Emerg√™ncia para a Fauna Impactada por √ďleo (PAE-Fauna), resultado de parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis (Ibama) e do Instituto Brasileiro de Petr√≥leo, G√°s e Biocombust√≠veis (IBP). 

A Aiuká participou da elaboração do
‚ÄúGuia de Boas Pr√°ticas para o manejo de fauna oleada‚ÄĚ do PAE-Fauna, a convite do IBP. Ainda em conjunto com a empresa Witt O'Briens do Brasil, a Aiuk√° desenvolveu o Projeto de Prote√ß√£o √† Fauna do Mapeamento Ambiental para Resposta √† Emerg√™ncia Ambiental no Mar (MAREM) (www.marem-br.com.br).

O PAE-Fauna √© composto de tr√™s pilares: o MAREM, o Guia de Boas Pr√°ticas para o Manejo de Fauna Oleada, e o Plano Nacional de A√ß√£o de Emerg√™ncia para a Fauna Impactada por √ďleo. Mas informa√ß√Ķes podem ser encontradas no site www.ibama.gov.br/emergencias-ambientais/petroleo-e-derivados/paefauna 

Responsabilidade socioambiental

Em seus centros de reabilita√ß√£o localizados em Praia Grande e em Rio das Ostras (COPs Aiuk√° SP e RJ), a Aiuk√° atende animais silvestres impactados por a√ß√Ķes humanas. Esse trabalho integra as a√ß√Ķes de responsabilidade socioambiental da empresa e j√° atendeu centenas de animais, entre eles os encaminhados pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande.

Uma das √ļltimas ocorr√™ncias relacionadas a essa parceria foi o atendimento de um gavi√£o-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus), esp√©cie comum da Mata Atl√Ęntica, mas amea√ßada de extin√ß√£o. A ave foi encontrada por uma moradora de Praia Grande, que medicou o animal por conta pr√≥pria. A mun√≠cipe acionou a Guarda Municipal que, por sua vez, encaminhou o paciente para a Aiuk√°, onde foi constatado que ele estava com intoxica√ß√£o medicamentosa, causa de seu √≥bito.

Saiba mais sobre esse caso aqui
Paciente do mês

A Aiuk√° continua reabilitando aves impactadas por acidente com derramamento de √≥leo no Peru e, entre os pacientes, est√£o os pinguins-de-Humboldt (Spheniscus humboldti). Eles s√£o parentes pr√≥ximos dos pinguins-de-Magalh√£es (Spheniscus magellanicus), que ocorrem no Brasil, mas est√£o presentes apenas no Peru e no Chile, sendo encontrados exclusivamente no Oceano Pac√≠fico (o de Magalh√£es ocorre no Pac√≠fico e no Atl√Ęntico).
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletr√īnico da Aiuk√° Consultoria Solu√ß√Ķes Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.