Aiuká e IBR organizam conferência internacional

A Aiuká, juntamente com a International Bird Rescue, foi a organizadora da Conferência Internacional dos Efeitos do Óleo na Fauna (14ª EOW), importante evento internacional que reúne as entidades e empresas envolvidas em eventuais acidentes com vazamento de óleo e seus impactos em animais silvestres, em particular os marinhos. 
A Conferência foi promovida em setembro em Long Beach (California/EUA). “A realização do evento só foi possível graças ao apoio dos patrocinadores, que viabilizaram esse significativo intercâmbio de informações, que atualizam e aproximam todos os envolvidos em acidentes ambientais envolvendo fauna oleada”, comentou a médica veterinária e diretora da Aiuká, Valéria Ruoppolo, “Não podemos também de deixar de mencionar o importante apoio da nossa equipe, que se empenhou na organização do evento e também na apresentação de trabalhos”, completou. Profissionais da empresa se dividiram como palestrantes em diferentes sessões do evento, explicando as atividades da Aiuká e sua atuação em emergências nacionais e internacionais.

Embaixada britânica organiza workshop com participação da Aiuká

Um workshop realizado em setembro representou um marco histórico para o Peru, país que começa a estruturar planos de contingência para possíveis cenários envolvendo acidentes com derramamento de óleo. A Aiuká esteve presente no evento intitulado “Taller de Capacitación, Preparación, Mejores Prácticas y Lecciones Aprendidas del Reino Unido Frente a Una Emergencia Ambiental en el Marco del Derrame de Petróleo en Ventanilla”. O workshop foi realizado pela Embaixada Britânica do Reino Unido, em Lima, entre os dias 20 e 23 de setembro.

“O objetivo foi integrar atores de diversos setores da sociedade e instituições público-privadas na preparação e melhores práticas em cenários de derramamento de óleo, além de troca de lições aprendidas com outras emergências ambientais de mesmo caráter”, explicou a médica veterinária Mirella Lauria D’Elia, supervisora de Operações de Resposta à Fauna do Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ). A Aiuká foi convidada a ministrar um treinamento e participar do simulado table top, desenvolvido com mapas e maquetes em 3D.

Rio Oil & Gas 2022

A Aiuká esteve presente no Rio Oil & Gás, um dos maiores eventos do setor de petróleo e gás, realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 26 e 29 de setembro. “Foi uma oportunidade de reencontro e integração com nossos clientes e parceiros, já que ficamos nestes últimos dois anos em contato apenas online em decorrência da pandemia da Covid-19”, comentou Cristiane Resende, gerente de Negócios da Aiuká.

"Além disso, a feira trouxe grande visibilidade para projetos e programas socioambientais relacionados a indústria petrolífera e trouxe ao público a importância do licenciamento ambiental, através de exposições interativas e tecnológicas", disse Driellie Melo, analista de projetos.

Essa foi a 20ª edição do evento, que contou com 400 expositores, palestras e debates em um Congresso e eventos paralelos, como a Arena ESG.

Reunião presencial do GOWRS

Ainda em setembro, foi realizada a primeira reunião presencial do Serviço Global de Resposta à Vida Selvagem (GOWRS), que congrega instituições de diferentes países para atuar em emergências envolvendo fauna oleada em nível mundial. A médica veterinária e diretora da Aiuká, Valeria Ruoppolo, é vice-chair do GOWRS e foi uma das presentes ao encontro, realizado em San Pedro (California/EUA). Além da Aiuká, única organização latino-americana a integrar a rede, também compõem o GOWRS as seguintes instituições: Focus Wildlife, International Bird Rescue, Oiled Wildlife Care Network/UC Davis, Pro Bird, RSPCA, SANCCOB, Tri State Bird Rescue & Research, Wildife Rescue Centre Ostende e Wildlbase/Massey University.
Paciente do mês

Uma coruja-buraqueira (Athene cunicularia) foi resgatada em uma unidade marítima e encaminhada para reabilitação no Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ). Embora magra e desidratada, ela estava alerta e ativa no momento do resgate e, no momento, se alimenta voluntariamente e é mantida em recinto adequado. Assim que estiver completamente reabilitada, deve voltar à natureza.
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.