Equipe altamente treinada para emergências

A Aiuká investe na formação de suas equipes por meio de grupos de trabalho e atualizações técnicas periódicas. Todos os profissionais da empresa possuem os treinamentos obrigatórios para atuação em plataformas de petróleo offshore , entre eles o Curso Básico de Segurança na Plataforma (CBSP) e o Treinamento em Escape de Helicóptero Submerso em Águas Tropicais (T-HUET) .

Em janeiro, membros da equipe fizeram a renovação desses dois cursos. Enquanto o CBSP oferece informações sobre os riscos comuns enfrentados por situações de trabalho em emergência e ensina medidas de proteção para garantir a segurança pessoal, o T-HUET é importante para aqueles que precisam voar ou trabalhar em áreas marinhas remotas ou águas externas, como offshore e plataformas situadas em alto-mar para a exploração de petróleo e gás. O objetivo deste treinamento é fornecer aos participantes conhecimentos e habilidades para prepará-los para enfrentar situações de emergência relacionadas a voos de helicóptero em águas simultâneas.

Ainda em janeiro, toda a equipe técnica e administrativa recebeu outro curso, o ICS 300 (Intermediate Incident Command System), ministrado pela EnviroPact. “Esse treinamento foi útil para relembrar conceitos e subsidiar os novos membros da equipe com os preceitos estabelecidos pelo ICS", comenta Brígida Gandini, da Aiuká .

O ICS 300 é aplicado para gerenciar emergências e inclui preparação para gerenciamento de recursos e atividades de comando, além de práticas e simulações de acidentes. Também prepara para a atuação em cenários de emergência que apresentam condições perigosas.

Aiuká preparada para casos de gripes aviária

Em janeiro, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Saúde (MS), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama) e a Universidade de São Paulo (USP) divulgaram uma nota técnica com orientações para a vigilância da influenza aviária em aves silvestres no País.

Já em fevereiro, um alerta vermelho foi acendido com a confirmação, por parte do vizinho Uruguai, do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP, com vírus de subtipo predominante H5N1) em um cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus ), uma espécie de ave silvestre.

“Nós temos todos os protocolos necessários para atender essas ocorrências, caso a gripe aviária chegue ao Brasil”, reforça Mirella D'Ellia, coordenadora veterinária da Aiuká . Além de materiais e equipamentos necessários a esse tipo de atendimento, a empresa mantém um quadro qualificado de profissionais, preparado para o atendimento a esse tipo de emergência.

Entre os casos já registrados no mundo, há os relatados em aves na Colômbia, México, Peru, Panamá e Estados Unidos. Alguns deles se referem a aves aquáticas silvestres, em particular pelicanos. A gripe aviária, quando transmitida para humanos, pode ser fatal.

2023 começa com soltura de aves

Entre janeiro e fevereiro, a equipe da Aiuká reabilitou e devolveu à natureza 15 animais. Foram liberados oito gambás-de-orelha-preta ( Didelphis aurita ) e sete aves, entre elas uma coruja-buraqueira ( Athene cunicularia ) e uma corujinha-do-mato ( Megascops choliba ).

Os gambás-de-orelha-preta chegaram ainda dentro do marsúpio da mãe, que tinha morrido depois de ser atropelada. Os filhotes receberam cuidados intensivos com aleitamento artificial ao longo do dia e da noite, até passarem a se alimentar voluntariamente, tornarem-se subadultos e serem liberados.

Já a coruja-buraqueira foi encontrada no campus da Unesp em São Vicente. Estava suja e molhada, escondida em uma sala de aula, onde provavelmente se refugiou na tentativa de se proteger de uma forte chuva que caiu no dia. Ela permaneceu quase 15 dias em reabilitação para ganhar peso, entre outros cuidados.

A coruja-do-mato apresentou uma fratura na asa direita e seus cuidados exigiram dois meses de tratamento, até ganhar consolidação óssea. Depois, ela fez sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos e, finalmente, teve alta.
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.