Gavião tem penas implantadas e volta à natureza

Um gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus) voltou à natureza depois de reabilitado pela equipe da Aiuká. O implante de penas em sua asa esquerda, realizado por veterinários da empresa, foi fundamental para a sua completa recuperação. Antes de ingressar para tratamento, a ave havia sido mantida em cativeiro ilegalmente e, para impedi-la de voar, seus captores cortaram as penas.

O gavião foi resgatado pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande e estava magro, com piolhos e bastante debilitado. Durante a reabilitação na Aiuká, recebeu alimentação apropriada e teve os parasitas controlados, entre outros cuidados. As penas implantadas foram doadas por um gavião da mesma espécie, que foi a óbito em decorrência de intoxicação medicamentosa administrada inadvertidamente pela pessoa que o resgatou.  

O implante é dificilmente realizado em outras instituições, já que demanda a existência de um banco de penas em suas instalações. A Aiuká mantém um e, assim, pôde conduzir o procedimento, reduzindo o tempo de reabilitação da ave, uma vez que não foi necessário aguardar pelo crescimento das penas que haviam sido cortadas. Já a reabilitação de fauna silvestre encaminhada por parceiros – caso da GCM de Praia Grande – faz parte da responsabilidade socioambiental da Aiuká, preparada para atender diferentes ocorrências e não só aquelas envolvendo animais impactados por vazamentos de óleo.

Essa espécie ocorre em trechos de mata fechada e, assim, são escassos seus registros em vida livre porque ela não costuma se aproximar de áreas urbanizadas.  

Visita técnica da OSRL ao COP Rio

Entre os dias 29 e 31 de março, o Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ) recebeu a visita técnica de uma equipe da Oil Spill Response Limited (OSRL), uma cooperativa internacional financiada pela indústria do petróleo e gás para responder a derramamentos de óleo em qualquer lugar do mundo. 

A equipe da OSRL era formada por Vicente Alevatto, Country Manager – Brasil (penúltimo, da esquerda para a direita); por Robert Limb, ex-Chief Executive Officer (quarto, da esq. para a dir.) e por Vania de Stefani, atual Chief Executive Officer da organização (ao centro, de verde). Eles foram recepcionados pela equipe do COP Aiuká RJ e por Valeria Ruoppolo, diretora da empresa (última à direita).

Live em abril

No dia 27 de abril, quinta-feira, às 16h, a Aiuká realizará uma live com o tema “Gripe aviária: quais as novidades?”. O evento é gratuito e, para participar, basta acessar o link youtube.com/@aiukaconsultoria. O objetivo é apresentar as principais informações a respeito do influenza H5N1, vírus causador da gripe aviária, bem como o cenário atual de transmissão desse agente infeccioso, que vem deixando em alerta agências de saúde e pesquisadores do mundo todo. 

Novo plano de contingência

Em março, uma equipe da Aiuká esteve na unidade operacional e terminal marítimo de empresa de energia especializada no tratamento e transporte de hidrocarbonetos, situada em Paracas, no Peru. A visita técnica teve como objetivo a avaliação inicial das áreas para a elaboração do plano de contingência voltado a respostas a emergências envolvendo fauna. 

A Aiuká é especializada em elaboração de plano de proteção à fauna e está levando todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos para implantar novos planos de proteção em empresas no Peru.
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.