Evento ambiental no Peru

A Aiuká participou do XIII Festival Ambiental “Por el Turismo Sostenible y Medio Ambiente”, realizado em no dia 27 de junho em Ancón, balneário situado a 40 quilômetros ao norte de Lima. 

A Feira foi organizada pela Municipalidad de Ancón y la Zona Reservada Ancón y Medio Ambiente e teve a participação de diferentes entidades. Além da Aiuká, estiveram presentes representantes da Reserva Nacional Lomas de Lachay e a Asociación de Artesanas Emprendedoras del Bicentenario, entre outras.

A filial da Aiuká opera em Lima (Peru) a fim de estender a sua experiência na oferta de soluções em proteção à fauna ao país vizinho. A participação da empresa no evento teve como objetivo a divulgação das suas atividades ao público presente.

Mais atividades no Peru

Em junho, Morayma Rodriguez, assistente de coordenação da Aiuká no Peru, fez uma apresentação para atualizar a equipe da empresa a respeito das atividades no país vizinho. Além de comentar a experiência da Aiuká em uma emergência ambiental ocorrida em Ventanilla em 2022, Morayma também falou sobre as atividades de monitoramento de praia para proteção da fauna e a respeito do trabalho de reabilitação de 21 aves que vem sendo realizado. 

Intercâmbio de conhecimentos

A equipe do Centro Operacional da Aiuká de Rio das Ostras (COP Aiuká/RJ) participou de um treinamento para aprimorar seus conhecimentos a respeito do uso de drones na rotina de trabalho da empresa e também nas atuações em campo. O treinamento foi ministrado por Caroline Randi e por Jamenson Carneiro da Silva, do COP da Aiuká de Praia Grande (COP Aiuká/SP).

As explicações incluíram a apresentação teórica sobre aspectos técnicos e legislativos da operação dos drones, além da prática do manuseio e utilização do equipamento. Por sua vez, a equipe do COP Aiuká/SP foi capacitada para o uso de drones pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, órgão parceiro da empresa nas em suas ações de responsabilidade socioambiental. 

Aiuká no “Ecoando”

Em julho, o trabalho da Aiuká e os impactos das ações humanas na vida dos animais silvestres foram enfocados em uma reportagem do quadro “Ecoando”, que faz parte do VaiNessa. Esse programa é veiculado pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, na tarde de sábado. 

A entrevistada foi a médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká, que apresentou as instalações do Centro Operacional da Aiuká localizado na Praia Grande (COP Aiuká SP) e o trabalho da empresa. “Nós trabalhamos desde o momento de criação dos planos de contingência por parte das empresas do setor de petróleo e gás até uma eventual resposta às emergências. Ficamos de prontidão para atendê-las, mas também estamos presentes em todo o processo de prevenção”, explicou Valeria.
Assista aqui


Paciente do mês

Uma corujinha-do-mato (Megascops choliba) foi devolvida à natureza depois de ser reabilitada pela equipe da Aiuká. A ave foi encontrada dentro de um apartamento em Rio das Ostras e resgatada. Ela tinha a asa direita fraturada e o tratamento incluiu várias sessões de fisioterapia. Depois de completamente recuperada, voltou à natureza!
LinkedIn
Instagram
Facebook
YouTube
Website
Email
O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.