͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Image description
Image description

Participação em simulado e Avaliação Pré-Operacional (APO) na Bacia Potiguar

A participação em quatro simulados realizados ao longo de setembro evidenciou mais uma vez a experiência da Aiuká nessa atividade fundamental para o licenciamento ambiental no setor de exploração e produção de petróleo e gás. A equipe se dividiu em atividades organizadas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Sergipe, no Ceará e também no Peru, onde a Aiuká mantém uma sucursal.

O simulado realizado entre os dias 18 e 20 de setembro no Ceará se configurou como o maior exercício em campo já realizado no Brasil e foi um dos requisitos de licenciamento ambiental do IBAMA para a perfuração de poços na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira.

A Aiuká mobilizou onze profissionais para participar desse exercício, atuando no monitoramento de fauna, com ênfase no afugentamento e captura preventiva, além de também estarem presentes no Posto de Comando da seção de Planejamento no Rio de Janeiro. No total, para este exercício, foram mobilizadas mais de mil pessoas, quatro aeronaves, cinco ambulâncias, 70 veículos terrestres e mais de 60 embarcações para as ações de simulação de contenção e recolhimento de petróleo, proteção costeira e de monitoramento, resgate e atendimento à fauna.

Image description
Image description

Mais simulados em setembro

Outros três simulados foram realizados no decorrer do mês passado com a participação da equipe da Aiuká. O primeiro deles ocorreu em 6 de setembro no Peru, onde a empresa mantém uma sucursal. Quatro profissionais da equipe atuaram como observadores tanto no Posto de Comando como na resposta em campo em um exercício que simulava o derramamento de diesel no mar.

Um outro simulado de derramamento de óleo ocorreu entre os dias 11 e 15 de setembro, com equipes da Aiuká presentes nos quatro dias do exercício em campo em Bombinhas (SC) e também no Posto de Comando, no Rio de Janeiro (RJ). As equipes em campo realizaram atividades de monitoramento terrestre e embarcado e captura de fauna afetada, além de atuarem na estabilização da fauna.

Já no dia 27, profissionais da empresa estiveram presentes em exercício simulando o descontrole de um poço, em Aracaju (SE). Os profissionais estiveram em campo e, entre suas funções, estava a avaliação da execução da resposta.

Image description
Image description

Presença na XIX Jornada SLOM

Neste ano, a Aiuká marcou novamente presença na XIX Jornada SLOM (Sociedade Latinoamericana de Operadores de Terminais Marítimos Petroleiros), que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro entre 26 e 29 de setembro.

Na véspera da abertura da Jornada deste ano, a Aiuká participou do OSRL Collaboration Day, evento que integrou a programação do evento e focou a preparação e resposta a emergências com derramamento de óleo. Essa foi uma iniciativa da OSRL, uma cooperativa internacional financiada pela indústria do petróleo e gás para responder a emergências em qualquer lugar do mundo.

A XIX Jornada SLOM reuniu cerca de 450 participantes e teve como objetivo compartilhar conhecimentos e boas práticas a fim de aprimorar as operações de forma a torná-las mais seguras, eficientes, limpas e competitivas.

Image description
Image description

Encontro do GOWRS

No final de setembro, membros do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS) se reuniram em Anacortes, em Washington (EUA). Realizou-se um simulado interno que teve como cenário a Baía de Padilla, um local ambientalmente sensível aos impactos das ações humanas, onde fez-se uma avaliação da presença de espécies na área, considerando um derramamento de óleo. A Aiuká foi representada por sua diretora, Valeria Ruoppolo - que será Chair da rede, a partir de janeiro de 2024. Atualmente, ela ocupa a posição de Vice-Chair.

O GOWRS congrega instituições de diferentes países com o objetivo de melhorar o planejamento e resposta global envolvendo a fauna oleada. Essa rede é formada, além da Aiuká, por Focus Wildlife, International Bird Rescue, Oiled Wildlife Care Network/UC Davis, Pro Bird, Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB), Tri State Bird Rescue & Research, Wildlife Rehabilitation Centre of Ostende (WRCO) e Wildbase/Massey University.


 
Image description
Image description

Paciente do mês

Uma marreca-ananaí (Amazonetta brasiliensis) voltou ao seu ambiente natural depois de reabilitada pela equipe da Aiuká. Ela foi resgatada em uma unidade de um de nossos clientes e apresentava dificuldades de voo. A ave ficou em quarentena, já que se trata de uma espécie suscetível ao vírus da influenza aviária. Felizmente, seus exames foram negativos para a doença e sua recuperação atendeu aos parâmetros para sua alta clínica.


Image description

O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.