͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ ͏‌ 
Este email não está aparecendo corretamente? Abra-o no seu navegador.
Image description

EVENTO

Image description

Workshop Aiuká promove diálogos sobre emergências ambientais em Santos

Uma imersão profunda no universo da preparação para emergências ambientais. O primeiro workshop sobre "Fatores Críticos na Preparação para Emergências Ambientais" promovido pela Aiuká marcou significativamente esta jornada de diálogo e conexão entre instituições públicas e privadas. O evento representou uma abordagem tática para construir respostas eficazes em situações críticas.

INTERNACIONAL

Wildlife Hazing & Deterrence Summit na Califórnia

O evento foi organizado pela Aiuká em parceria com a Oiled Wildlife Care Network (OWCN), University of California Davis (UC Davis) e Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia/Escritório de Prevenção e Resposta a Derramamentos (CDFW/OSPR). Na oportunidade, apresentamos experiências e técnicas de dissuasão da fauna em crises com participantes do mundo inteiro.

Image description

PALESTRAS E ENCONTROS, PRESENCIAIS E ONLINE

Image description



A diretora Valeria Ruoppolo palestrou no “Seminário Poluição Marítima e Derramamento de Óleo no Século 21” promovido pela International Spill Control Organization (ISCO) e OceanPact, no Rio de Janeiro. Enquanto Henrique Nogueira, do COP-RJ, integrou o debate no II Simpósio de Biodiversidade da Gás Natural do Açu (GNA), também na capital carioca.

Em novembro, a Aiuká recebeu clientes no Centro Operacional de Rio das Ostras - RJ, para uma visita técnica, destacando a excelência dos Centros Operacionais da empresa na reabilitação de fauna silvestre. No mesmo mês, os participantes do Workshop da Aiuká foram convidados a conhecer o Centro Operacional de Praia Grande em São Paulo, onde puderam conferir de perto toda estrutura que temos à disposição para o resgate e reabilitação de fauna, e prontidão para emergências ambientais.



Image description
Marcamos presença ainda na Wildlife Week 2023 promovido pela Oil Spill Response, onde trocamos experiências sobre a resposta à fauna em derramamento de petróleo.

SIMULADOS EM PORTOS E TABLE-TOP

Image description

Equipe em atividades por todo território brasileiro

A realização de simulados é uma constante na agenda de trabalhos da Aiuká, os profissionais da empresa participaram de exercícios, realizados em portos onde a Aiuká presta serviço e também nas instalações de clientes.

Em campo, nossa equipe esteve no Terminal de Suape (PE) com um simulado de derramamento de óleo diesel, na Bahia e no Maranhão com exercícios simulados, treinamentos, avaliação e aplicação de curso, e no Porto de Santos (SP) com a simulação de um vazamento de óleo no mar.

Já a realização de simulados table-top, alguns preparatórios ao exercício com o IBAMA, a Aiuká esteve presente no Posto de Comando Presencial e uma de nossas colaboradoras, Mayra Aki, comenta: “A atuação da Aiuká foi muito boa ao discutir e propor alternativas para realizar a resposta da melhor forma possível. A equipe conseguiu participar ativamente das reuniões, apresentando as estratégias para os envolvidos”.

Image description

TEFÉ - AM

Image description

Sinergia e a articulação entre as organizações envolvidas na "Operação Boto Tefé" na Amazônia

A Aiuká esteve presente em Tefé (AM) no mês de outubro em decorrência da mortandade de botos-cor-de-rosa (Inia geophrensis) e tucuxis (Sotalia fluviatilis) diante da seca histórica que assola os rios da região.

A empresa, representada por seu diretor, o médico veterinário Rodolfo Silva, atuou como ponto focal da organização Yaqu Pacha, parceria que também envolveu a National Marine Mammal Foundation (NMMF) e a International Fund for Animal Welfare (Ifaw), fornecendo suporte à operação.



“Todos trabalhavam de forma harmônica, motivados pelo bem-estar dos animais”, diz. Rodolfo também evidencia o nível de capacitação dos profissionais brasileiros que trabalham com pequenos cetáceos, que demonstraram competência e conhecimentos atualizados.

PACIENTE

Coruja-buraqueira é solta depois de reabilitada

Uma coruja-buraqueira (Athene cunicularia) reabilitada pela equipe da Aiuká voltou à natureza em outubro. Há alguns meses, ela foi encontrada debilitada em uma unidade de um de nossos clientes. A ave apresentava opacidade no olho esquerdo e os exames realizados pela equipe atestaram que ela tinha uma úlcera ocular. Essa condição exigiu um período de tratamento prolongado, com uso de colírios e outros medicamentos, além de uma cirurgia. A resposta dela foi positiva e a ave teve notável melhora da sua percepção visual. A soltura ocorreu em área natural, em local próximo ao que foi encontrada.

Image description
Image description

O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.

Image description
www.aiuka.com.br