Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.


 
  Temos o prazer de enviar a segunda edição do nosso boletim de notícias, que apresenta alguns dos destaques das nossas atividades no último trimestre. Esse é apenas um breve resumo e mais informações podem ser conferidas em nosso site (www.aiuka.com.br). Boa leitura!

Equipe Aiuká
 


   
 
A Aiuká esteve presente no International Oil Spill Conference (Conferência Internacional de Derramamentos de Óleo), o maior fórum mundial da área, realizado em maio na Califórnia (EUA). As atividades da organização foram apresentadas na área de exposições e, além disso, a diretora Valeria Ruoppolo fez palestra sobre o Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência no Mar (MAREM), parte do Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna).

Da esquerda para a direita: Camila Mayumi (Aiuká), Michelle Bellizi (Response Services Manager/International Bird Rescue, atrás), JD Bergeron (Executive Director/International Bird Rescue, de gravata verde), Valeria Ruoppolo (Aiuká), Barbara Callahan (Response Services Director/International Bird Rescue) e Rodolfo Silva (Aiuká).
 
   
Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) e uma gaivota (Larus dominicanus) foram soltas na Praia Grande depois de passarem por tratamento no COP Aiuká SP. Ambas apresentavam quadro clínico estável, embora a tartaruga estivesse com fibropapilomatose, uma doença caracterizada pela presença de múltiplos tumores de pele. Na Aiuká, o animal passou por procedimento para retirada dos tumores.

Como parte de suas ações de responsabilidade socioambiental, a Aiuká contribui com diferentes entidades a fim de disseminar informações de educação ambiental. Em abril e maio, por exemplo, a equipe do Centro Operacional Rio das Ostras (COP Aiuká RJ) participou de duas edições do Festival de Aves Costa do Sol, enquanto a médica veterinária do COP Aiuká SP, Jéssica Donato, fez palestra durante simpósio na Universidade de São Paulo.

Até outubro, a Aiuká está realizando um programa de inédito de cursos: o “Aves dos Polos aos Trópicos: técnicas de estudo e observação”, ministrado por um time de especialistas brasileiros e estrangeiros na área de conservação de avifauna. Entre os temas, estão ecologia de aves, técnicas de senso e monitoramento e uso de fotografia para amostragem de dados.
   

Um atobá (Sula leucogaster) está se recuperando de cirurgia para reparar fratura da asa.

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação trimestral produzida pela área de Comunicação.
  Errata: A grafia correta do nome científico da gaivota é “Larus dominicanus”.