Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.


 
  Temos o prazer de enviar a quarta edição do nosso boletim de notícias, que começou a ser veiculado neste ano e apresenta seu último número de 2017 com os destaques das atividades da Aiuká no último trimestre. Muito obrigada por sua atenção e esperamos continuar juntos em 2018. Vale lembrar que esta edição apresenta apenas um breve resumo e mais informações podem ser conferidas em nosso site (www.aiuka.com.br). Desejamos um ótimo Natal e muito sucesso em 2018!

Equipe Aiuká
   
Em novembro, a equipe do Centro Operacional Aiuká no Rio de Janeiro, em Rio das Ostras, registrou as primeiras solturas desde setembro, mês que começou o trabalho de reabilitação de animais selvagens. Cinco pacientes foram liberados, quatro deles destinados pelo Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE), demonstrando que essa iniciativa contribui para resultados positivos por parte das empresas que atendem essa exigência do IBAMA. O PMAVE é utilizado na orientação das ações de resposta em caso de ocorrência de avifauna na área da plataforma e região de entorno.

Todos os animais liberados eram pertencentes ao grupo de aves: uma garça-vaqueira (Bubulcus ibis), um bobo-pequeno (Puffinus puffinus), dois tizius (Volatina jacarina) e um tuju (Lurocalis semitorquatus). Os tizius, o bobo-pequeno e a garça (na foto) foram liberados no mesmo dia, em 11 de novembro, em Rio das Ostras, enquanto o tuju foi liberado em 15 de novembro, em Macaé.

O COP Aiuká SP, sediado em Praia Grande, também registrou soltura de duas aves, dessa vez em outubro. Uma garça-moura (Ardea cocoi) e um guará-vermelho (Eudocimus ruber) (na foto) voltaram para seu habitat depois de serem reabilitados pela equipe da Aiuká. As duas aves foram liberadas no mesmo dia em Praia Grande (SP). A garça foi resgatada em São Vicente (SP) – mais informações abaixo - e o guará, em Mongaguá (SP). Os primeiros cuidados das duas aves incluíram hidratação e vermifugação.
Alunos do St. Paul’s School visitaram o COP Aiuká SP para conhecer as instalações e as atividades da organização. Esses alunos são os representantes ecológicos de suas classes e são reconhecidos na escola por ecowarriors. Entre suas funções, está a de sensibilizar os demais alunos, funcionários e professores para a importância da conservação ambiental. A St. Paul’s School é sediada na cidade de São Paulo e é a primeira escola na América do Sul reconhecida pelo governo do Reino Unido como uma escola britânica.
   

A colorida garça-moura (Ardea cocoi) já em plena recuperação no Aiuká COP SP. Saiba mais no nosso site.

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação trimestral produzida pela área de Comunicação.