Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.


 
  É com muita alegria que enviamos a quinta edição da newsletter da Aiuká. Esse é o segundo ano de veiculação do boletim, que tem como principal objetivo levar até você algumas das realizações da Aiuká. Este é apenas um resumo e mais informações sobre as nossas atividades estão disponíveis no site www.aiuka.com.br. Esperamos que goste de lê-lo na mesma medida que adoramos produzi-lo.

Equipe Aiuká
   
Uma nova parceria está beneficiando os animais em reabilitação no Centro Operacional Aiuká em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro (COP Aiuká RJ). Estabelecida em dezembro último, essa nova associação com o Centro Veterinário Integrado de Rio das Ostras (CVI) favorecerá os casos dos pacientes que apresentarem necessidade de radiografias computadorizadas, como é o caso do murucutu-da-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana, uma espécie de coruja). O exame mostrou que a ave tinha artrite na asa direita.
Na foto: As médicas veterinárias Priscilla Cerceau, proprietária do CVI (à esq.), e Fernanda Carpintero, do COP Aiuká RJ

Uma espécie de gavião (Ictinia plumbea), também conhecido como sovi, voltou ao ambiente natural depois de ser reabilitado pela Aiuká. A ave, ainda na fase juvenil, foi liberada no fim de janeiro em área de conservação ambiental. O gavião chegou ao Centro magro, com apenas 264 gramas, e desidratado. Foi encontrado em uma via pública e resgatado pela Guarda Ambiental de Rio das Ostras, órgão parceiro da organização. Depois de pouco mais de um mês em reabilitação e do anilhamento, foi liberado.

Entre os dias 22 e 30 de janeiro, a Aiuká e o Instituto Mar, representados por Valeria Ruoppolo e Carolina Galvão (à esq. e à dir. na foto, respectivamente) estiveram em Tallin, na Estônia, participando do Clean World Conference 2018. O objetivo da viagem foi participar da Academia de Líderes, realizada para formar lideranças para World Cleanup Day, e a Conferência para um Mundo Mais Limpo, etapa preparatória para o World Cleanup Day – Let's Do It. Esse evento será realizado em escala mundial no dia 15 de setembro deste ano, envolvendo voluntários em 150 países na limpeza de suas localidades a fim de sensibilizar para o descarte correto de resíduos. Valeria Ruoppolo é a embaixadora do movimento na América Latina.
Entre os dias 3 e 6 de setembro, será realizado o 4º Congresso Latino-Americano de Reabilitação de Fauna Marinha. O evento ocorrerá em Florianópolis (SC) e reunirá especialistas renomados, que apresentarão o cenário atual dos impactos das atividades humanas sobre a fauna marinha e debaterão propostas que possam mitigar esse problema. Mais informações podem ser obtidas no site www.reabilitacaofaunamarinha.com.br
   

Um grupo de oito marrecas-toucinho (Anasbahamensis) voltou à natureza em janeiro depois de reabilitado pela Aiuká.

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação trimestral produzida pela área de Comunicação.