Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.


 
  Esta edição registra alguns acontecimentos da Aiuká no último trimestre deste ano, com destaque para a participação da entidade no principal evento global do setor de derramamento de óleo, quando empresas e pesquisadores se reuniram para discutir as principais atualizações da área. Já a reabilitação de animais selvagens, trabalho integrante da responsabilidade socioambiental da Aiuká, continua respondendo pela soltura de várias espécies, como a de um biguá (foto abaixo). Boa leitura!

Equipe Aiuká

 


No evento, a Aiuká esteve representada por Camila Mayumi, Valeria  Ruoppolo e Viviane Barquete (da esquerda para a direita)

A Aiuká esteve presente na 13ª edição da International Effects of Oil on Wildlife Conference”, o principal evento global que reúne especialistas de todo o mundo para discutir as principais atualizações na área de conhecimento relacionada aos impactos de derramamentos de óleo em espécies selvagens. A conferência, realizada entre os dias 7 e 11 de maio em Baltimore (EUA), foi promovida pelas organizações Tri-State Bird Rescue & Research e Oiled Wildlife Care Network.

 



Em 2017, a Aiuká registrou o aumento de 60% em sua participação em simulados de diferentes empresas que atuam na área de exploração marítima. O primeiro semestre deste ano também registrou a realização desse exercício, fundamental para a avaliação sistemática dos riscos envolvidos em acidentes envolvendo derramamentos de óleo.  Ao imitar uma situação real, um simulado também permite a integração entre as equipes de diferentes especialidades que atuarão conjuntamente na resposta à emergência.
Foto: Acervo/Aiuká

  4

4

A Aiuká e o Instituto Mar organizaram a Academia de Líderes e a Academia de Mentores da América Latina e do Caribe do World Cleanup Day 2018 –  Let's Do It! World. Os dois eventos ocorreram entre os dias 25 e 30 de  maio,  no Panamá, e foram organizados em conjunto com Let's Do It! 
Panamá
e Let's Do It! World.
Estiveram presentes líderes da Argentina, Colômbia, Panamá, Venezuela,  México, Guatemala, El Salvador, Bahamas e Brasil. Também participaram  integrantes do Let's Do It! World da Estônia, Eslovênia, Suécia e  Espanha.
Foto: Acervo Aiuká
   

A pesquisadora Daphne Wrobel Goldberg ministrou uma atualização técnica para a equipe da Aiuká no dia 15 de maio no Centro Operacional da organização sediado em Praia Grande (COP Aiuká SP). Com o tema “Tartarugas marinhas: manejo, clínica e conservação”, a palestra apresentou as últimas atualizações médicas e científicas a respeito da espécie, altamente impactada principalmente pelas atividades humanas, a exemplo de pesca e poluição marinha pelo plástico.
Foto: Maria Carolina Ramos/Acervo Aiuká


Entre os dias 3 e 6 de setembro, será realizado o 4º Congresso Latino-Americano de Reabilitação de Fauna Marinha. O evento ocorrerá em Florianópolis (SC) e reunirá especialistas renomados, que apresentarão o cenário atual dos impactos das atividades humanas sobre a fauna marinha e debaterão propostas que possam mitigar esse problema. Mais informações podem ser obtidas no site

www.reabilitacaofaunamarinha.com.br

   

Um biguá (Nannopterum brasilianus) voltou à natureza depois de reabilitado pela equipe do Centro Operacional Aiuká SP (COP Aiuká SP).

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação trimestral produzida pela área de Comunicação.