Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.



 


Equipamentos e recursos já organizados para atender a emergência

No início de março, a equipe da Aiuká foi mobilizada para participar da resposta à emergência de navio encalhado no Maranhão. A equipe faz a gestão das ações de proteção à fauna desde o Posto de Comando da resposta. O trabalho da organização também envolve o monitoramento aéreo e embarcado diário da região para o levantamento das espécies presentes no local e os preparativos para afugentamento, captura, cuidados veterinários e transporte de animais que possam vir a ser impactados na hipótese de eventual vazamento de óleo.


 

Valeria (ao centro, de calça marrom) é vice-diretora do GOWRS

Especialistas internacionais estiveram reunidos na Inglaterra durante a primeira reunião deste ano do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), rede de organizações internacionais, apoiada pela indústria de petróleo no desenvolvimento de um sistema de preparação para melhorar a resposta à fauna oleada em todo o mundo, principalmente naqueles países que não possuem estrutura organizada para tais emergências.

A Aiuká, que integra a rede de membros do GOWRS, esteve representada por Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos e vice-diretora do GOWRS. A reunião foi realizada em fevereiro e a primeira parte ocorreu em Southampton, onde fica localizada a sede da Oil Spill Response Limited (OSRL), uma cooperativa internacional financiada pela indústria do petróleo e gás para responder a derramamentos de óleo em qualquer lugar do mundo. Nesse dia, os trabalhos foram divididos entre discussões, apresentações e a realização de um exercício simulado com os equipamentos para resposta à fauna da OSRL, que estão estocados ali para uso de seus associados.

Já a segunda parte da reunião foi promovida pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), em Hastings e depois em Mallydams, onde o grupo de trabalho do GOWRS se dedicou à continuidade da tarefa de avançar com o formato de serviço – e não mais de sistema - para a resposta global a emergências.

 
4
Valeria Ruoppolo e Felipe Pinto após a apresentação do trabalho de Brumadinho na NWRA 2020 Equipe da Aiuká no início da resposta em Brumadinho

A médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos da Aiuká, foi convidada para ministrar uma palestra no Simpósio Anual da National Wildlife Rehabilitators Association (NWRA), realizado nos Estados Unidos. O evento foi organizado pelo Gladys Porter Zoo nos dias 25 a 29 de fevereiro na Ilha de South Padre, no Texas, com a participação de quase 500 pessoas, entre eles especialistas nacionais e internacionais da área de reabilitação de fauna silvestre.

A palestra da Aiuká teve como tema o trabalho realizado pela organização em Brumadinho (MG), onde vem respondendo à emergência de rompimento de uma barragem de rejeitos de minério desde o ano passado. Valeria compartilhou a apresentação com o Sr. Felipe Carvalho de Souza Pinto, da Vale, e com o Sr. Adriano Ranieri, CEO da Witt | O’Brien’s Brasil, empresa parceira da Aiuká.


  4

4
A médica veterinária Jéssica Domato, da Aiuká, ministrou o treinamento

Em janeiro e fevereiro, a Aiuká ministrou quatro treinamentos para profissionais da COFCO, uma das maiores companhias agrícolas e de alimentos da China, com atuação global, que opera dois terminais de cereais no Porto de Santos (SP). O evento teve o objetivo de apresentar o Plano de Ação para Proteção à Fauna Silvestre (Prontidão de Fauna) elaborado pela Aiuká para a empresa, além dos aspectos operacionais desse trabalho.

O objetivo da Prontidão de Fauna em Terminais Marítimos é monitorar, resgatar, reabilitar e destinar a fauna que, acidentalmente, tenha potencial ou venha a ser afetada por derramamentos de óleo durante as operações nos terminais. A Aiuká socorre os animais debilitados e ou contaminados com óleo ou produtos derivados e cuida de sua reabilitação com o objetivo de devolvê-los ao seu ambiente natural.


  4

4
Atobás descansam em plataforma marítima

Em janeiro, a Aiuká deu continuidade ao projeto de afugentamento de aves em plataformas marítimas, que consiste em testes ainda não realizados no Brasil e vêm sendo desenvolvidos desde o ano passado. Nesse mês, a equipe da organização esteve embarcada em uma unidade junto com o IBAMA e o biólogo Prof. Dr. Luís Fábio Silveira, parceiro da Aiuká, curador das coleções ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e pesquisador associado da World Pheasant Association (UK), entre outros cargos e títulos.

O objetivo do embarque consistiu em testar medidas de afugentamento e atração de atobás-grandes (Sula dactylatra) que descansam na plataforma marítima, comprometendo as operações locais. O projeto está sendo desenvolvido com o acompanhamento do IBAMA e prossegue pelos próximos meses.


  4
COP Aiuká SP COP Aiuká RJ

No dia 18 de fevereiro, a Aiuká celebrou seus 10 anos de atividades com um coquetel comemorativo oferecido aos amigos, parceiros, autoridades, clientes e colaboradores da organização. Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento, realizado nos dois Centros Operacionais (COPs Aiuká SP e RJ) e com transmissão simultânea das falas dos médicos veterinários Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos, que estava em Praia Grande (SP), e Rodolfo Silva, diretor de Operações presente em Rio das Ostras (RJ).

Eles agradeceram a colaboração de todos nos resultados alcançados pela Aiuká e destacaram as principais conquistas da Aiuká nessa década de trabalho, entre elas a participação na elaboração de políticas públicas nacionais voltadas à resposta a emergências envolvendo fauna oleada e também em planos internacionais elaborados com esse objetivo em conjunto com especialistas internacionais. Desde que começou a atuar, a Aiuká já participou da resposta a mais de 40 emergências em diferentes áreas do mundo todo.


  4
 
Em janeiro, a Aiuká iniciou a elaboração de um novo planejamento estratégico com o apoio de uma renomada consultoria de gestão organizacional, o Great Group. Essa é uma oportunidade de revisitar as lições aprendidas nesses 10 anos de atuação, avaliar o mercado atual e revisar os objetivos e ações da organização, a fim de manter a Aiuká sempre na vanguarda e com as melhores práticas para atender às necessidades atuais dos clientes e dos órgãos ambientais.


   
A Aiuká reabilitou e soltou um trinta-réis-boreal (Sterna hirundo) com anilha colocada há 20 anos nos Estados Unidos, indicando a idade da ave e informação importante para conservação da espécie.

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação trimestral produzida pela área de Comunicação.