Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.



 


Há 20 anos, diversas espécies de aves marinhas, entre elas mais de 21 mil pinguins africanos, foram afetadas por um acidente com vazamento de óleo que demandou uma operação de resgate e reabilitação envolvendo diferentes instituições e milhares de voluntários e profissionais. Foi a maior missão de resgate de animais já realizada no mundo e a média de animais lavados por dia chegou a 500, um recorde ainda não superado. A porcentagem de liberação ultrapassou 90%.

Para relembrar as duas décadas dessa emergência, a Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB) promoveu, no dia 24 de junho, um webinar com especialistas presentes na ação. A diretora de Projetos da Aiuká, Valeria Ruoppolo, esteve entre eles, bem como Barbara Callahan e Mark Russell (International Bird Rescue), Paul Kelway (Oil Spill Response Ltd. - OSRL) e Samantha Petersen (WWF - África do Sul).

Além de Valeria, o diretor de Operações da Aiuká, Rodolfo Silva, também participou dessa emergência, ambos colaborando com o índice de reabilitação das aves e trazendo essa experiência para a história da Aiuká, organização fundada e liderada por eles.

O acidente aconteceu em função do derramamento de óleo do navio MV Treasure em 23 de junho de 2000, quando a embarcação afundou durante o transporte de minério de ferro da China para o Brasil. O derramamento atingiu as populações de pinguins e outras aves marinhas de ilhas próximas à costa da África do Sul.

As ações de resgate foram gerenciadas pelo órgão ambiental (Cape Nature), com o apoio do centro de reabilitação local - a SANCCOB -, que por sua vez foi auxiliada pelo International Fund for Animal Welfare (IFAW) e International Bird Rescue (IBR).

O webinar está disponível em: bit.ly/aiuka-webinar-osrl




  4

4

“A importância da preparação da resposta à fauna em caso de vazamento de óleo”. Esse foi o tema da apresentação de Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos da Aiuká, na segunda edição do Fórum Ambiental da Petrobras realizado de forma virtual nos dias 24 e 25 de junho com participação de diferentes especialistas.

O evento apresentou a gestão ambiental realizada pela empresa em suas atividades de exploração, produção e refino de petróleo, tendo como tema central a proteção dos oceanos e rios. A programação consistiu em quatro mesas de debate. Valeria participou com o tema “Contingência e meio ambiente”, e abordou o histórico de emergências da Aiuká, bem como o sucesso e desafios do trabalho de reabilitação de fauna.

Conforme notícia divulgada no site “comunicabaciadesantos.com.br”, mantido pela Petrobras, “o tema (Contingência e meio ambiente) desperta grande interesse e preocupação, e o painel foi mais uma oportunidade da companhia informar sobre sua robusta estrutura de prevenção e resposta a emergências. Valeria Ruoppolo, da Aiuká, trouxe a expertise em respostas à fauna oleada” bit.ly/aiuka-forum-petrobras.




  4

4

A excelência de sua equipe faz parte da missão da Aiuká e, para mantê-la continuamente, são realizadas atualizações técnicas, eventos internos realizados com periodicidade regular e voltados ao alinhamento e à capacitação de todos os profissionais da organização. Em julho, foi realizado mais um desses treinamentos, dessa vez voltado aos planos de proteção à fauna (PPAF) para atividades offshore e em terra.

A Aiuká é pioneira na elaboração e implantação desses planos no Brasil. Seu objetivo é monitorar, resgatar, reabilitar e destinar a fauna que, acidentalmente, venha a ser impactada por acidentes com derramamento de óleo e é atividade obrigatória para portos e empreendimentos relacionados à exploração e produção de petróleo e gás natural.

Em função da quarentena da pandemia da covid-19, esse treinamento foi realizado a distância, por meio de videoconferência, assim como vêm ocorrendo todas as outras atividades coletivas da equipe.




  4

4

O treinamento de técnicos embarcados responsáveis (TERs) em unidades marítimas para o manejo de avifauna é um dos itens que integra o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE). Esse projeto é uma condicionante do Ibama para o licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás natural e um dos serviços prestados pela Aiuká, a primeira organização a oferecê-lo no Brasil.

O Treinamento de Técnico Embarcado Responsável (TER), nome dado à atividade no contexto do PMAVE, é ministrado pelos profissionais da Aiuká e, durante a quarentena decretada em função da pandemia da covid-19, vem sendo realizado de forma remota por videoconferência.

No início de julho, foram ministrados cursos a TERs, que serão complementados com as práticas após o término da quarentena. Assim, fica assegurado o atendimento da necessidade de treinamento prático dos técnicos, sem que haja comprometimento à saúde e à segurança, mantendo ainda a qualidade técnica dos ensinamentos.




   
Dois bobos-grande-de-sobre-branco (Puffinus gravis), ave oceânica da mesma ordem dos albatrozes, foram soltos em junho pela equipe do COP Aiuká RJ depois de resgatados em unidades marítimas de empresa de petróleo. A foto mostra a soltura de uma das aves.

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.