Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.



 


A missão da Aiuká inclui a oferta de serviços com excelência técnica, prestados por uma equipe altamente desenvolvida, e uma das formas de alcançá-la é a participação em cursos ministrados por entidades de referência. Exemplo foi a participação de profissionais da organização no curso “Jornadas de varamiento de cetáceos – mirada de los rescatitas y los veterinarios”, realizado pela Fundación Mundo Marino com o objetivo de compartilhar experiências de encalhes de cetáceos relacionadas à reabilitação e reintrodução no habitat, entre outros tópicos.

A Fundación Mundo Marino é referência na reabilitação de animais marinhos e seu objetivo principal é a execução de atividades que promovam a conservação da fauna marinha e de seu habitat.




  4

4
Michael Ziccardi (OWCN, chair), Louise Chilvers (Massey University, chair anterior), Adam Grogan (RSPCA, vice chair anterior), Valeria Ruoppolo (vice chair)

Ainda em consonância com a missão da Aiuká, seus profissionais são constantemente atualizados com as melhores práticas internacionais adotadas em emergências a fim de manter melhoria contínua. Para atender esse objetivo, a Aiuká criou um grupo de trabalho (GT) para discutir os protocolos e processos internacionais. Esse grupo pesquisa, apresenta para a equipe técnica e adapta para a realidade do Brasil essas orientações, garantindo assim a atualização constante do atendimento e dos serviços prestados aos clientes. Essa atualização é possível porque a Aiuká é a única organização latino-americana que integra o Global Oiled Wildlife Response System Project (GOWRS), uma rede de organizações internacionais, apoiada pela indústria de petróleo no desenvolvimento de um sistema de preparação para melhorar a resposta à fauna oleada em todo o mundo, principalmente naqueles países que não possuem resposta organizada às emergências deste tipo. A Aiuká é um dos membros fundadores do GOWRS e a médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos, é vice-diretora dessa rede.




  4

4

O compartilhamento de informações a respeito da experiência na reabilitação de fauna com diferentes públicos integra as ações da Aiuká. Esse trabalho não para, mesmo diante da quarentena decorrente da pandemia da covid-19. Em julho, a Aiuká participou de três eventos on-line, dois deles acadêmicos, levando conhecimento sobre a atuação em emergências ambientais, o monitoramento e o manejo de aves oleadas e a sua reabilitação, entre outros temas. As discussões foram promovidas pelo Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Federal de Santa Catarina (GEAS-SC), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e pelo Projeto (A)mar, que atua no sul da Bahia em favor da conservação marinha.

A Aiuká também oferece qualificação para os profissionais da indústria de petróleo e gás, terminais marítimos, equipes de resposta a emergências, resgate de fauna, entre outras. Só em 2019, foram realizados 124 treinamentos, cursos e palestras com diferentes temas, todos voltados aos objetivos dos clientes e parceiros da Aiuká.




  4

4

A adaptação de eventos profissionais ao ambiente virtual já se tornou rotina para a equipe da Aiuká. Essa medida é necessária em função do distanciamento social, medida de prevenção à covid-19, e também se aplicou à realização de simulado em julho, com a participação da Aiuká por meio de uma plataforma digital de videoconferência.

A Aiuká esteve presente no posto de comando, cérebro das operações, e foi responsável pela resposta à fauna. O cenário do simulado foi a Bacia de Santos e o evento durou em torno de três horas. Esses exercícios são fundamentais para a avaliação sistemática de riscos em casos de vazamento de óleo em alto-mar ou mesmo em ambientes costeiros. Como pontos positivos, destacou-se o fato de a Aiuká manter os clientes atualizados quanto aos protocolos internos de prevenção à covid-19 e também a criação de sistemática de atualização e conhecimento dos protocolos dos clientes para antecipar-se às necessidades num momento de mobilização emergencial.




 
 
Um urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) foi reabilitado após ter sido encontrado com as penas de praticamente todo o corpo contaminadas por um tipo de verniz ou cola. Fez-se a limpeza de suas penas e a recuperação foi progressiva. Depois de 10 dias, a ave foi anilhada e solta. Esse animal foi reabilitado no âmbito da parceria com a Guarda Ambiental de Rio das Ostras e é uma ação voluntária da Aiuká em favor do bem-estar dos animais silvestres que ocorrem nas proximidades de seus centros operacionais. 


  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais
é uma publicação mensal produzida pela área de Comunicação.