Se não conseguir visualizar a mensagem, clique aqui.


 
  Esta edição registra alguns acontecimentos da Aiuká no final do primeiro semestre e início do segundo, com destaque para a participação da organização na resposta de emergência realizada em Brumadinho e em importantes eventos, entre eles o Fórum Ambiental da Bacia de Santos, realizado pela Petrobras. Boa leitura!

Equipe Aiuká

 



Desde fevereiro, a Aiuká vem participando da resposta à emergência após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em parceria com a Witt | O'Brien's Brasil. No início das ações, a equipe participou da coordenação das atividades de Operações de Fauna, que envolveu mais de 200 profissionais de nove empresas com o objetivo de reduzir o impacto à fauna local. A médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos da Aiuká, chefiou a Seção de Operações de Fauna, criada com o objetivo de atender as espécies silvestres e domésticas afetadas pelo incidente.

A Aiuká continua presente na resposta de Brumadinho, liderando a equipe de fauna da seção de Planejamento da resposta, trabalho que equivale à inteligência da operação ao gerar informações que subsidiarão planilhas, relatórios para os órgãos competentes, pareceres técnicos, entre outros.


 

Valeria (no canto direito) na mesa redonda do Fórum Ambiental da Petrobras

Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos da Aiuká, participou de mesa redonda do Fórum Ambiental da Bacia de Santos, realizado em junho pela Petrobras em sua Unidade de Operações da Bacia de Santos (UO-BS). Na ocasião, ela representou o Instituto Mar, entidade que preside. Essa foi a primeira edição do evento, que teve como tema “Reflexões sobre o lixo no mar”, proposto a fim de discutir e apresentar dados e possíveis soluções no combate à poluição marinha.

Ela também participou, como palestrante, do Seminário “Desastres de mineração em Minas Gerais”, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Belo Horizonte nos dias 17 e 18 de junho. Valeria abordou o resgate e manejo dos animais em desastres de mineração e a expertise da Aiuká em respostas a emergências ambientais. O evento foi voltado para membros, servidores e estagiários do MPMG, órgãos públicos, sociedade civil e comunidade acadêmica.


 
4

4


A Aiuká participou do Workshop Internacional sobre Avaliação de Impactos Ambientais de Complexos Eólicos Offshore, realizado pelo IBAMA em Brasília (DF) no início de julho. As informações reunidas servirão de base à elaboração de Termo de Referência (TR) padrão para Estudos Ambientais de Complexos Eólicos Offshore. Ainda neste ano, com previsão para dezembro, o documento estará disponível para consulta pública. O evento reuniu especialistas europeus e profissionais do setor energético do Brasil para o compartilhamento de experiências e discussão das boas práticas já adotadas. 


  4

4

A capacitação de técnicos embarcados em plataformas marítimas atende critério do Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE), iniciativa elaborada e implantada no Brasil pela Aiuká de forma pioneira. Entre os serviços que a organização oferece, está esse treinamento, que orienta os profissionais em procedimento de captura, de alimentação e de transporte das aves até que sejam destinados às unidades operacionais da Aiuká para reabilitação e soltura. O PMAVE é uma condicionante ambiental para a operação de unidades offshore e utilizado para coordenar a resposta e reabilitar aves que utilizam as plataformas e outras unidades offshore como área de descanso, pouso, abrigo ou alimentação. Saiba mais no site www.aiuka.com.br.


  4

4
Valeria Ruoppolo (à esq.), Maxwell Rodrigues, apresentador do programa, e a advogada ambiental Maria Cristina Gontijo

Em agosto, Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos da Aiuká, foi uma das entrevistadas do programa Porto & Negócios para falar sobre meio ambiente e setor portuário, em especial os serviços prestados pela organização à área. Entre eles, ganha destaque o Plano de Resgate, Translocação e Transporte de Fauna Silvestre (Prontidão de Fauna). Esse serviço atende a Resolução CONAMA 238/2008, relacionada à necessidade de resposta à fauna para casos de derramamento de óleo nas áreas portuárias. Além disso, agrega apoio às empresas que precisam realizar ações de resgate de animais que, por ventura, adentrem suas unidades. O programa Porto & Negócios vai ao ar pela Santa Cecília TV, emissora de Santos e região.


Um albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhynchos) foi solto depois de 24 dias em reabilitação no COP Aiuká RJ. Foto: Bruno Gripp

  O boletim eletrônico da Aiuká Consultoria Soluções Ambientais
é uma publicação trimestral produzida pela área de Comunicação.