|
|
Há 20 anos, diversas espécies de aves marinhas, entre elas mais de 21 mil pinguins africanos, foram afetadas por um acidente com vazamento de óleo que demandou uma operação de resgate e reabilitação envolvendo diferentes instituições e milhares de voluntários e profissionais. Foi a maior missão de resgate de animais já realizada no mundo e a média de animais lavados por dia chegou a 500, um recorde ainda não superado. A porcentagem de liberação ultrapassou 90%.
Para relembrar as duas décadas dessa emergência, a Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB) promoveu, no dia 24 de junho, um webinar com especialistas presentes na ação. A diretora de Projetos da Aiuká, Valeria Ruoppolo, esteve entre eles, bem como Barbara Callahan e Mark Russell (International Bird Rescue), Paul Kelway (Oil Spill Response Ltd. - OSRL) e Samantha Petersen (WWF - África do Sul).
Além de Valeria, o diretor de Operações da Aiuká, Rodolfo Silva, também participou dessa emergência, ambos colaborando com o índice de reabilitação das aves e trazendo essa experiência para a história da Aiuká, organização fundada e liderada por eles.
O acidente aconteceu em função do derramamento de óleo do navio MV Treasure em 23 de junho de 2000, quando a embarcação afundou durante o transporte de minério de ferro da China para o Brasil. O derramamento atingiu as populações de pinguins e outras aves marinhas de ilhas próximas à costa da África do Sul.
As ações de resgate foram gerenciadas pelo órgão ambiental (Cape Nature), com o apoio do centro de reabilitação local - a SANCCOB -, que por sua vez foi auxiliada pelo International Fund for Animal Welfare (IFAW) e International Bird Rescue (IBR).
O webinar está disponível em:
bit.ly/aiuka-webinar-osrl |
|