Observamos uma crescente atenção dos terminais portuários em relação à fauna em seus Planos de Emergência Individuais. Essa preocupação se traduz em atualizações e melhor preparação para emergências, bem como na implementação de estratégias de análise e monitoramento que visam prevenir acidentes e preservar as espécies.
Quem busca soluções para manter suas operações portuárias em conformidade e conta com planos que reduzem o impacto sobre os ecossistemas sai na frente!
Isso não apenas demonstra compromisso com a responsabilidade ambiental, mas também reflete um conhecimento mais profundo da área, permitindo decisões mais assertivas em situações envolvendo a fauna e oferecendo maior segurança para investidores interessados em empresas com agendas ESG mais consolidadas.
Atualização no manejo de fauna silvestre para Unidade de Tratamento de Gás
Durante o mês de fevereiro, a Aiuká promoveu a capacitação em "Boas Práticas em Manejo de Fauna Silvestre", para cerca de 20 brigadistas de uma Unidade de Tratamento de Gás, no litoral de São Paulo.
O curso, alinhado às diretrizes do IBAMA, enfatizou os procedimentos de captura, acondicionamento e manejo de fauna, com pontos importantes sobre espécies comuns na região, como serpentes e capivaras.
Capacitação de Necropsia em Aves Marinhas para os profissionais da Aiuká Peru
Com o intuito de aprimorar e capacitar a equipe peruana, a Aiuká realizou nos dias 6 a 9 de março uma relevante iniciativa focada nos procedimentos de necropsia e colheita de amostras para análises toxicológicas em aves marinhas.
O treinamento aconteceu na Universidade Ricardo Palma, em Lima, abrangendo teoria e prática, para os mais de 20 profissionais que compõem nossa equipe atualmente neste país.
Desenvolvendo os planos de proteção de fauna em solo peruano
Além de realizar o resgate e o monitoramento da fauna após derramamento de óleo no Peru, a equipe da Aiuká continua trabalhando na elaboração de documentação e exercícios simulados.
Essas atividades fortalecem a colaboração entre os setores público e privado para desenvolver Planos de Contingência focados na mitigação dos impactos sobre a fauna do país. Isso inclui todo o suporte necessário para aplicar as melhores práticas no gerenciamento de emergências ambientais, considerando toda a experiência das atividades já estabelecidas no Brasil e as referências mundiais mais relevantes.