Em setembro de 2024, a equipe da Aiuká integrou mais um exercício simulado do Plano de Emergência Integrado da Associação Brasileira de Terminais e Líquidos (PIE-ABTL). O cenário envolveu um motorista que sofreu um mal súbito transportando um produto químico, forçando a parada do caminhão.
Como parte da Seção de Planejamento, a equipe de fauna da Aiuká foi mobilizada antecipadamente para integrar a Estrutura Organizacional de Resposta (EOR). No exercício, participaram cinco especialistas: dois na Força-Tarefa de estabilização de fauna, responsáveis pelo atendimento médico veterinário imediato de qualquer animal resgatado; dois na força-tarefa de monitoramento de fauna, encarregados de proteger, observar, identificar e, se necessário, capturar animais no perímetro do incidente. Além disso, a Coordenadora de Resposta à Fauna atuou diretamente no Posto de Comando do incidente, garantindo a comunicação e a gestão eficaz das atividades em campo.
O exercício envolveu o transbordo do álcool etílico para outro caminhão e o atendimento médico ao motorista. A Força-Tarefa de monitoramento de fauna fez o mapeamento aéreo usando drones para identificar áreas críticas, enquanto a equipe terrestre simulou a identificação de um ninho de serpente próximo à ocorrência. O perímetro foi delimitado ao redor do ninho, evitando que as operações não interferissem com a fauna local.
O resultado do simulado foi positivo, onde a equipe técnica da Aiuká exercitou suas habilidades junto ao cliente, autoridades locais e demais participantes, demonstrando estar preparada para atuar em diversos cenários de emergências ambientais, sempre assegurando a proteção da fauna e minimizando impactos ao meio ambiente.