CONSULTORIA EM SOLUÇÕES AMBIENTAIS

A Aiuká auxilia na redução dos potenciais impactos à fauna marinha e direciona as ações de proteção à fauna de forma preventiva por meio de seus serviços e atividades voltados à gestão da prontidão e resposta emergencial em casos de incidentes decorrentes da exploração e produção de petróleo. A Aiuká coordena também atividades em marinas, portos, terminais e refinarias. Além desses serviços, desenvolve uma série de cursos e treinamentos não só para o público externo, mas também interno. Confira.




Plano de
Proteção
à fauna
O Plano de Proteção à Fauna (PPAF) é uma importante ferramenta estratégica para a orientação das ações de resposta em caso de acidente com derramamento de óleo, sendo uma das exigências do IBAMA durante o processo de licenciamento dos empreendimentos da área de energia e petróleo. Além de providenciar o mapeamento das áreas e da fauna que potencialmente venham a ser afetadas, o plano contempla ainda as estratégias de ação para proteção da fauna durante o incidente e informações gerais sobre as espécies de animais, conduzindo as ações para que sejam rápidas e eficientes.
Projeto de
Monitoramento

(PMAVE)

A Aiuká é pioneira no Brasil na elaboração e ações de resposta do Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE).Este plano também é uma exigência do IBAMA e é utilizado na orientação das ações de resposta em caso de ocorrência de avifauna na área da plataforma e região de entorno. Esse projeto contempla a captura e realocação das aves cuja presença possa colocar em risco a segurança dos técnicos e a da operação; a Aiuká ainda presta cuidados veterinários, recuperando-as e realizando sua soltura, além de transportar e fazer a necropsia daquelas encontradas já sem vida, entre outros procedimentos.

Plano de Resgate,
Translocação e
Transporte de
Fauna Silvestre

O objetivo desses serviços é socorrer animais debilitados e/ou contaminados com óleo ou outro produto similar em ocorrências acidentais nas áreas onde estão localizadas as unidades de apoio e de suporte às unidades marítimas.

A Aiuká presta os cuidados necessários aos animais a fim de reabilitá-los e integrá-los novamente ao seu ambiente.

Intercâmbios

Uma série de intercâmbios de profissionais são realizados a fim de estimular o compartilhamento de conhecimentos técnicos com outras instituições, bem como incentivar o exercício em práticas relacionadas às atividades da Aiuká.

Dessa forma, possibilita-se a atualização constante acerca dos trabalhos de organizações que são referências em suas áreas, ao mesmo tempo que é aprimorada a capacitação da equipe da Aiuká nas melhores e mais atualizadas práticas.

Cursos

A Aiuká promove cursos para profissionais e estudantes de Biologia, Medicina Veterinária e Oceanografia, além de interessados na conservação de fauna.

Além dos temas programados pela própria instituição, a Aiuká vem sendo demandada por outras entidades para compartilhar seu conhecimento técnico desde que inaugurou o seu Centro Operacional, em novembro de 2014. As novas instalações abrigam infraestrutura ideal para cursos, treinamentos e iniciativas similares, com uma sala com capacidade para 25 pessoas.

Treinamentos

Diferentes tipos de treinamento são ministrados pela Aiuká e, entre eles, ganha destaque o Técnico Embarcado Responsável (TER), voltado para a capacitação de técnicos de SMS que atuamem plataformas marítimas para que atendam e comuniquem qualquer ocorrência envolvendo aves.

A Aiuká é precursora nesse tipo de treinamento e a única empresa de gerenciamento de fauna que ministra cursosa bordo das unidades marítimas.

Programa de Capacitação

Outro tipo de treinamento é o Programa de Capacitação Continuada para Resposta à Fauna em Vazamento de Óleo, voltado para técnicos da área ambiental e da indústria de energia e petróleo. Eles são capacitados em procedimentos fundamentais nas respostas iniciais à fauna afetada por óleo, entre eles o manejo adequado e o monitoramento dos animais.

Os profissionais da empresa ainda participam ou ministram treinamentos em outros países, principalmente em função da sua participação como membros das equipes do International Bird Rescue (IBR) e do InternationalFund for Animal Welfare (IFAW).

Simulados

O exercício simulado permite o treinamento prático dos profissionais que atuarão na resposta e no controle de possíveis emergências envolvendo vazamento de óleo, na avaliação da eficiência dos planos de emergência, no teste dos recursos disponíveis, na análise dos procedimentos relacionados e na preparação da equipe de resposta para enfrentar situações críticas reais.

A Aiuká auxilia no planejamento e elaboração, e participa desse tipo de exercício, que apresenta a base teórica e envolve diferentes cenários possíveis ou previstos nos estudos de análise de risco.

Viagens
diagnósticas

A atuação da Aiuká se estende pelo território nacional em viagens de campoa fim de elaborar Planos de Proteção à Fauna (PPAF) para o licenciamento de atividades de exploração de empresas da área de energia e petróleo. Esse trabalho tem o intuito de realizar uma avaliação estratégica para a resposta à fauna oleada e ainda contempla reuniões com órgãos competentes, visitas a universidades, a centros de pesquisa e a Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres.

Participação em
Eventos
internacionais

Periodicamente, a Aiuká está presente em eventos internacionais que reúnem especialistas das áreas de conservação da fauna, planejamento, resposta, reabilitação e pesquisa sobre vazamentos de petróleo e seus impactos em animais selvagens. Um exemplo é o encontro mundial “Effects of Oil on Wild life Conference” (EOW), realizado a cada dois anos e que, em 2015, foi coorganizado pela Aiuká e pelo International Bird Rescue, em Anchorage, Alasca (EUA).

Ficou curioso? Acesse nosso histórico de Newsletters.