Desde 2019 vem sendo trabalhado um protocolo técnico inédito para o resgate, transporte, estabilização e reabilitação de filhotes neonatos de toninha (Pontoporia blainvillei) — a espécie de golfinho mais ameaçada da América do Sul.
O documento reúne procedimentos essenciais desde os primeiros momentos do encalhe até o transporte seguro do animal e sua chegada ao centro de reabilitação, estabelecendo práticas técnicas fundamentadas em ciência, experiência em campo e aprendizado coletivo.
A publicação integra os esforços da Franciscana Alliance for Franciscana Dolphin, liderada pela ONG alemã YAQU PACHA, sob a presidência do Dr. Lorenzo von Fersen. Juntamente com os parceiros da aliança, o trabalho está focado no resgate e na reabilitação de toninhas encalhadas vivas, além do desenvolvimento de estratégias para a sobrevivência da espécie.
A Aiuká é membro fundador da aliança e participa desta publicação com os médicos veterinários e diretores da Aiuká, Valeria Ruoppolo e Rodolfo Silva, contribuindo diretamente com conhecimento técnico e atuação prática, transformando experiência operacional em referência para a conservação da fauna marinha.
Entre as contribuições da Aiuká, destaca-se, em especial, o desenvolvimento e a adaptação do desenho da maca de transporte para a toninha. Esse recurso foi concebido para auxiliar no transporte mais seguro e adequado no atendimento de pequenos cetáceos encalhados vivos ainda na faixa de praia. Para essa iniciativa, nosso agradecimento especial a Gustavo Lucioni e Daniel Lucioni – das mochilas Montana -, que fazem parte do desenvolvimento e produção deste importante recurso, viabilizando soluções técnicas que saem do papel e geram impacto real na preservação da fauna marinha.
Para saber mais, confira abaixo o material completo!
