A Aiuká esteve presente no evento de lançamento do Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna) do IBAMA, que ocorreu em 6 de outubro de 2016, na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília (DF).
O PAE-Fauna dá as diretrizes de atuação das autoridades durante uma emergência ambiental e está acompanhado do Manual de Boas Práticas para o Manejo de Fauna Atingida pelo Óleo. Este último, fornece as diretrizes para o tratamento adequado da fauna durante emergências ambientais. O Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência no Mar (MAREM) também foi destaque e foi apresentado durante o evento ao Sr. José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente.
O MAREM é um banco de dados georreferenciado que permite análise detalhada da região eventualmente afetada por um derramamento de óleo. É composto pelas informações geradas pelos projetos de Proteção e Limpeza de Costa e o de Proteção à Fauna. O Projeto de Proteção à Fauna foi desenvolvido por um consórcio formado pela Aiuká e Witt|O’Briens Brasil, com a participação de especialistas nacionais e internacionais, considerados referências em temas de biologia e conservação da fauna brasileira.
Para maiores informações:
www.marem-br.com.br/
www.ibama.gov.br/emergencias-ambientais/paefauna
Na foto, estão representantes da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, do governo e também das organizações responsáveis pela elaboração do PAE-Fauna e seus projetos. Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká, está ao centro (quarta pessoa, da direita para a esquerda).