No comments

Duas aves voltam para seu habitat

30/10/2017

Garça-moura pousa depois da soltura
Garça-moura pousa depois da soltura

Neste mês, uma garça-moura e um guará-vermelho voltaram para seu habitat depois de receberem cuidados da equipe da Aiuká. Conheça a história de cada um deles:

A garça-moura – Resgatada no dia 9 de outubro pela equipe da Aiuká na sede da administração do Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente, a garça-moura (Ardea cocoi) foi encontrada por uma moradora do bairro Japuí na margem de um canal. Os primeiros cuidados no Centro Operacional Aiuká (COP Aiuká SP) consistiram em hidratação e vermifugação e os exames clínicos não indicaram nenhuma anormalidade. Logo nos primeiros dias, ela passou a se alimentar voluntariamente com pequenos peixes no recinto especialmente preparado para ela, reproduzindo seu ambiente natural. Dez dias depois do seu resgate, foi liberada no Parque Municipal Ézio Dall’Aqua, em Praia Grande, área de proteção ambiental.

O guará-vermelho (Eudocimus ruber) – A ave foi encontrada pela equipe do Instituto Biopesca em Mongaguá e também resgatada pela Aiuká. Assim como a garça-moura, ela apresentou boas condições clínicas e foi mantida em reabilitação durante pouco tempo, período em que ganhou peso. Tratava-se provavelmente de uma fêmea, constatação possível em função do seu tamanho. Os machos dessa espécie são 10% a 15% maiores do que as fêmeas e a que esteve em reabilitação no COP Aiuká estava pesando cerca de 550 gramas, média apresentada pelo gênero. Ela foi liberada no dia 19 de outubro, junto com a garça-moura.

Estudos indicam que o guará-vermelho apresenta essa cor em suas penas em função de sua alimentação, que consiste em caranguejos de água doce, além de outras pequenas presas. O vermelho das penas do guará se deve a um pigmento chamado cataxantina, um derivado do caroteno, responsável pela cor das cascas dos caranguejos e evidenciada quando são cozidos.

A caixa de transporte é aberta...

A caixa de transporte é aberta…            

O guará caminha e avista alguma coisa interessante...

O guará caminha e avista alguma coisa interessante…

...e chega em área de mangue onde encontrará bastante alimento
…e chega em área de mangue onde encontrará bastante alimento