Parceria com CVI beneficia animais em reabilitação na Aiuká

02/02/2018

Uma nova parceria está beneficiando os animais em reabilitação no Centro Operacional Aiuká em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro (COP Aiuká RJ). Estabelecida em dezembro último, a associação com o Centro Veterinário Integrado de Rio das Ostras (CVI) favorecerá os casos dos pacientes que apresentarem necessidade de radiografias computadorizadas.

Esse foi o caso de duas aves que ingressaram para reabilitação em dezembro. A primeira, um murucutu-da-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana, uma espécie de coruja), passou pelo exame radiográfico e a imagem mostrou que a ave tem artrite na asa direita, problema que, além de causar dor, limita o movimento. Já a segunda ave, um carcará (Caracara planctus), apresenta duas fraturas, também diagnosticadas graças à radiografia realizada. As duas aves estão em tratamento no COP Aiuká RJ.

O CVI existe desde 2011 e presta serviços especializados em radiologia digital, tomografia computadorizada, ultrassonografia, neurologia, ortopedia, cardiologia, oncologia e dermatologia. Já foram realizados cerca de 15 mil exames radiográficos em diferentes espécies animais e a CVI é a única clínica na região que presta todos esses serviços. A  clínica mantém outra unidade em Nova Friburgo e conta com equipamentos móveis de radiologia e ultrassonografia. “A parceria com a Aiuká é uma grande oportunidade para nós, veterinários, adquirirmos mais conhecimento de diferentes espécies animais, além de proporcionar reconhecimento do nosso trabalho”, comenta a médica veterinária Priscilla Cerceau, proprietária do CVI.

As médicas veterinárias Priscila, da CVI, e Fernanda Carpintero, da Aiuká
As médicas veterinárias Priscila Cerceau, da CVI, e Fernanda Carpintero, da Aiuká, com o murucutu radiografado

DSC03537_menor DSC03539_menor