Aiuká participa de conferência internacional sobre derramamento de óleo

22/05/2018

A Aiuká esteve presente na 13ª edição da “International Effects of Oil on Wildlife Conference”, o principal evento global que reúne especialistas de todo o mundo para discutir as principais atualizações na área de conhecimento relacionada aos impactos de derramamentos de óleo em espécies selvagens. A conferência foi realizada entre os dias 7 e 11 de maio em Baltimore (EUA) e foi promovida pelas organizações Tri-State Bird Rescue & Research e Oiled Wildlife Care Network.

A médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos, a oceanóloga Viviane Barquete e a bióloga Camila Mayumi, especialistas em resposta à emergência de fauna, apresentaram palestras e pôsteres científicos sobre as atividades realizadas pela Aiuká, bem como sobre os principais projetos desenvolvidos pela organização. Entre eles, o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE) e o Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência no Mar (MAREM).

O PMAVE é uma das exigências do IBAMA para o licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás natural, utilizado na orientação das ações de resposta em caso de ocorrências de fauna silvestre ou doméstica na área da plataforma ou unidade marítima e região de entorno; a Aiuká, pioneira neste serviço no Brasil, presta consultoria especializada para as empresas interessadas em sua implantação.

Já o MAREM é um banco de dados georreferenciado que permite a análise detalhada de região eventualmente afetada por um derramamento de óleo no Brasil. O MAREM integra o Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), resultante de parceria entre o IBAMA e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). A Aiuká elaborou um dos pilares do MAREM, o Projeto de Proteção à Fauna, ao lado da Witt ׀ O’Brien’s do Brasil.

Da esq. pb77a9a4f-e8ff-4e56-a689-481ab8bcfe7fara a dir.: Valeria Ruoppolo (Aiuká), Ian Robinson (vice-diretor do International Fund for Animal Welfare (IFAW) entre 2003 e 2016; Ed Levine (NOAA) e Willian Gala (Chevron), durante o último painel do Congresso, que discutiu desafios e perspectivas da área.