Os simulados de procedimentos em emergências não foram interrompidos pelas contingências impostas pela pandemia da covid-19. Pelo contrário, neste ano, a Aiuká continua participando desses exercícios, respeitando todos os protocolos de segurança necessários para evitar o contágio do vírus.
Um exemplo é a participação da equipe em exercício promovido pela Santos Port Authority (SPA) no dia 30 de junho no Porto de Santos. Nessa ocasião, ao mesmo tempo, foram simulados o Plano de Controle de Emergências (PCE) e o Plano de Emergência Individual (PEI), identificando melhorias que serão incorporadas nos próximos exercícios e também na eventualidade de ocorrências futuras.
Esses exercícios são fundamentais para a avaliação sistemática de riscos em emergências que aconteçam em alto-mar ou em ambientes costeiros. Nesse caso, particularmente, o simulado orientou os colaboradores do SPA, os prestadores de serviço do empreendimento, operadores portuários e usuários para os procedimentos corretos em resposta a emergências de vazamento e/ou derramamento de produtos nocivos ou perigosos e também em casos de incêndios que possam ocorrer em operações portuárias.