A atuação da equipe da Aiuká não se restringe aos acidentes que ocorrem no mar. A experiência de seus profissionais os habilita para a resolução de desafios em desastres tecnológicos e naturais, como os incêndios, inundações e rompimento de barragens. Eles são mestres e doutores em áreas da medicina veterinária, biologia e oceanografia, especializados na resposta a emergências que apresentem a necessidade do resgate e da reabilitação de fauna oleada, ferida ou debilitada, assim como na mitigação dos riscos aos animais antes que sejam afetados.
A equipe também é especializada no manejo e pesquisa com animais aquáticos. Assim, formam um perfil multidisciplinar que garante a excelência técnica na execução do trabalho e ideal para lidar com diferentes situações, além do dia a dia das tarefas profissionais. Esse time de especialistas apresenta conhecimento multidisciplinar que permite o desenvolvimento de diferentes trabalhos relacionados à fauna, como por exemplo Programas de Avaliação de Risco de Fauna, monitoramento, captura e marcação, estudo de espécies, produção de materiais de pesquisa e ações de Educação Ambiental.
Todos os profissionais da Aiuká são treinados de acordo com os preceitos de ICS (Incident Command System), sendo preparados para atuar nas Seções de Planejamento e Operações do Posto de Comando de uma emergência. Eles também são capacitados conforme os treinamentos HUET, CBSP e Trabalho em Altura. O primeiro é conhecido no Brasil como Treinamento de Escape de Aeronave Submersa e o segundo refere-se a Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP ou Curso de Salvatagem). O CBSP é necessário para os profissionais não aquaviários que necessitem ficar ao menos 72 horas embarcados em plataformas de petróleo.