A emergência ambiental na Baía do Guanabara, no Rio de Janeiro, foi tema de live no Instagram da Aiuká na noite de 19 de novembro, alcançando 136 seguidores e registrando 129 comentários, indicadores do bom engajamento da iniciativa. O médico veterinário Rodolfo Silva, fundador da Aiuká, conversou com a médica veterinária Jéssica Domato, profissional da Aiuká, a respeito do acidente, que completou 20 anos em 2020.
Rodolfo Silva foi o responsável pela reabilitação dos animais silvestres oleados, ao lado da médica Valeria Ruoppolo, também fundadora da Aiuká. Essa foi a primeira emergência em que trabalharam juntos e que deu início à parceria, seguido pela participação em emergências internacionais no decorrer dos anos seguintes, culminando com a criação da Aiuká em 2010.
Rodolfo relembrou os desafios à época do acidente na Baía da Guanabara, em particular a ausência de políticas públicas voltadas à emergências ambientais e como essa ocorrência propiciou o início de discussões que colaboraram com planos de respostas elaboradas e organizadas para a fauna, a exemplo do Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), lançado em 2016 e cuja elaboração teve participação da Aiuká.
Aproveite a oportunidade para se inscrever no canal da Aiuká no Youtube