Os meses de 2021 apresentaram diferentes formas de superação em um ano ainda marcado por grandes desafios, entre eles as limitações impostas pela pandemia da covid-19. Por outro lado, a Aiuká soube transformar essas dificuldades em oportunidades e, assim, pôde chegar ao final deste ano comemorando conquistas, que são agora compartilhadas nesta última edição de 2021 do seu boletim eletrônico.
Nesta breve retrospectiva, vale destacar o crescimento da empresa na área portuária, alçando sua atuação a portos situados no nordeste, sudeste e sul do Brasil. Dois exemplos são os contratos realizados com a Autoridade Portuária de Santos e com um porto no sul do Brasil durante operações de retirada de rochas submarinas. O primeiro foi firmado em maio, estabelecendo a Aiuká como responsável pela implementação do Plano de Proteção à Fauna no Porto de Santos. Esse contrato prevê equipe, equipamentos e instalações de prontidão para o atendimento a emergências no Porto de Santos e a participação em exercícios simulados. O Plano de Proteção à Fauna é uma das exigências da Resolução CONAMA 398/08, que dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo em diversas atividades, incluindo instalações portuárias.
Já o contrato com um porto do Sul consistiu no trabalho de prontidão in loco da Aiuká para monitoramento, resgate e atendimento à fauna durante as operações de remoção de rochas do fundo marinho para minimizar os riscos à navegação portuária.
Para Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká, a maior atuação da empresa na área portuária demonstra o aumento da preocupação por parte das empresas em atualizar seus planos de proteção ao ambiente. “É um indicador muito importante porque evidencia o alinhamento com políticas públicas ambientais”, comenta.