Em fevereiro, o Parque de las Leyedas, em Lima (Peru), recebeu um Centro de Resgate e Reabilitação da Vida Selvagem. Essa iniciativa fez parte dos esforços conjuntos da Aiuká, da Repsol Perú, governo e organizações locais para resgatar e reabilitar a fauna impactada pelo derrame de petróleo ocorrido em janeiro deste ano em La Ventanilla. O objetivo é prestar assessoria técnica e formação aos funcionários do Zoo durante todo o período de tratamento dos animais afetados, até que sejam soltos depois de reabilitados.
As mais eficientes técnicas internacionais de manejo em emergências vêm sendo aplicadas com o apoio de várias instituições parceiras, em especial do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM- FURG), do Proyeto Golondrina de La Tempestad, da Fundación Mundo Marino e do International Bird Rescue (IBR).
Em La Ventanilla, ocorreu um vazamento de óleo causado pela desestabilização de um navio que descarregava óleo bruto para a refinaria local. A costa do Peru foi atingida por grandes ondas após a erupção vulcânica ocorrida em Tonga, no dia 15 de janeiro. Essa emergência continua sendo respondida pela equipe da Aiuká, presente na operação desde o dia 21 de janeiro. A implantação dos protocolos internacionais de atendimento e de reabilitação dos animais oleados prossegue em um trabalho que destaca a Aiuká como referência latino-americana em respostas a emergências com fauna oleada.