O Brasil tem diretrizes estabelecidas em políticas públicas para minimizar o impacto à fauna brasileira em casos de derramamento de óleo. Trata-se do Plano Nacional de Ação de Emergência para a Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), resultado de parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
A Aiuká participou da elaboração do “Guia de Boas Práticas para o manejo de fauna oleada” do PAE-Fauna, a convite do IBP. Ainda em conjunto com a empresa Witt O’Briens do Brasil, a Aiuká desenvolveu o Projeto de Proteção à Fauna do Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência Ambiental no Mar (MAREM) (www.marem-br.com.br).
O PAE-Fauna é composto de três pilares: o MAREM, o Guia de Boas Práticas para o Manejo de Fauna Oleada, e o Plano Nacional de Ação de Emergência para a Fauna Impactada por Óleo. Mas informações podem ser encontradas no site www.ibama.gov.br/emergencias-ambientais/petroleo-e-derivados/paefauna