Uma coruja-do-mato (Megascops choliba) foi uma das 15 aves soltas entre janeiro e fevereiro depois de reabilitadas pela Aiuká. A ave apresentava uma fratura na asa direita e seus cuidados exigiram dois meses de tratamento, até ganhar consolidação óssea. Depois, ela fez sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos e, finalmente, teve alta e foi solta.
Responsabilidade Socioambiental
A Aiuká entende que sua missão não se limita aos serviços prestados, alcançando também ações que vão ao encontro da compreensão ética da necessidade de proteção igualitária para todos os seres do planeta.
Dessa forma, recebe e reabilita a fauna marinha que é encontrada, encaminhando aos Centros Operacionais da organização no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os COPs Aiuká tratam e reabilitam os animais para, depois, devolvê-los ao seu habitat. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de médicos veterinários altamente qualificada e especializada, que se empenha em oferecer aos animais tratamentos adequados e referendados pela comunidade acadêmica nacional e internacional.