A Aiuká investe na formação de suas equipes por meio de grupos de trabalho e atualizações técnicas periódicas. Todos os profissionais da empresa possuem os treinamentos obrigatórios para atuação em plataformas de petróleo offshore , entre eles o Curso Básico de Segurança na Plataforma (CBSP) e o Treinamento em Escape de Helicóptero Submerso em Águas Tropicais (T-HUET) .
Em janeiro, membros da equipe fizeram a renovação desses dois cursos. Enquanto o CBSP oferece informações sobre os riscos comuns enfrentados por situações de trabalho em emergência e ensina medidas de proteção para garantir a segurança pessoal, o T-HUET é importante para aqueles que precisam voar ou trabalhar em áreas marinhas remotas ou águas externas, como offshore e plataformas situadas em alto-mar para a exploração de petróleo e gás. O objetivo deste treinamento é fornecer aos participantes conhecimentos e habilidades para prepará-los para enfrentar situações de emergência relacionadas a voos de helicóptero em águas simultâneas.
Ainda em janeiro, toda a equipe técnica e administrativa recebeu outro curso, o ICS 300 (Intermediate Incident Command System), ministrado pela EnviroPact. “Esse treinamento foi útil para relembrar conceitos e subsidiar os novos membros da equipe com os preceitos estabelecidos pelo ICS”, comenta Brígida Gandini, da Aiuká .
O ICS 300 é aplicado para gerenciar emergências e inclui preparação para gerenciamento de recursos e atividades de comando, além de práticas e simulações de acidentes. Também prepara para a atuação em cenários de emergência que apresentam condições perigosas.