Uma calhandra-de-três-rabos (Mimus triurus) voltou à vida livre no dia 7 de fevereiro depois de resgatada em uma unidade marítima. Ela foi solta em área natural em Itajaí (SC) depois de ter sido encaminhada para tratamento na R3 Animal, instituição parceira da Aiuká.
Não há muitos dados sobre essa espécie e, aparentemente, é uma ave de hábitos migratórios, reproduzindo-se possivelmente na Argentina. Quando não está em período reprodutivo, viaja para outros países, entre eles Bolívia, Paraguai e Brasil.
Responsabilidade Socioambiental
A Aiuká entende que sua missão não se limita aos serviços prestados, alcançando também ações que vão ao encontro da compreensão ética da necessidade de proteção igualitária para todos os seres do planeta.
Dessa forma, recebe e reabilita a fauna marinha que é encontrada, encaminhando aos Centros Operacionais da organização no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os COPs Aiuká tratam e reabilitam os animais para, depois, devolvê-los ao seu habitat. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de médicos veterinários altamente qualificada e especializada, que se empenha em oferecer aos animais tratamentos adequados e referendados pela comunidade acadêmica nacional e internacional.