Neste mês, voltamos a destacar aves marinhas que vêm sendo reabilitadas pela Aiuká no Peru. Apresentamos o guanay (Leucocarbo bougainvilliorum) , encontrado principalmente ao longo da costa peruana e ao norte do Chile. Tem coloração vermelha na base do bico, enquanto a cabeça, o pescoço e o dorso são pretos e a barriga e o peito, brancos. Eles fazem seus ninhos em cima do guano, em terrenos planos de ilhas, e seu nome popular faz relação com essa característica.
Responsabilidade Socioambiental
A Aiuká entende que sua missão não se limita aos serviços prestados, alcançando também ações que vão ao encontro da compreensão ética da necessidade de proteção igualitária para todos os seres do planeta.
Dessa forma, recebe e reabilita a fauna marinha que é encontrada, encaminhando aos Centros Operacionais da organização no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os COPs Aiuká tratam e reabilitam os animais para, depois, devolvê-los ao seu habitat. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de médicos veterinários altamente qualificada e especializada, que se empenha em oferecer aos animais tratamentos adequados e referendados pela comunidade acadêmica nacional e internacional.