Um total de 43 espécies de aves foi avistado durante o evento “Venha passarinhar com a Aiuká”, realizado no dia 1.o de maio pela Aiuká e pela gestão do Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ). O objetivo foi reforçar a importância da conservação ambiental junto à comunidade da Baixada Santista e, em particular, sensibilizar os participantes para a proteção do habitat de várias espécies animais, especialmente pássaros e aves.
A atividade foi iniciada com uma breve apresentação da Aiuká e da história do Parque Estadual Xixová-Japuí, criado em 1993 e que preserva 900 hectares de biomas como o ecossistema marinho, costão rochoso e matas de restinga e de encosta. A atividade ocorreu na trilha de Itaquitanduva, com aproximadamente quatro quilômetros de extensão, e que termina na praia de mesmo nome.
“Os diferentes ambientes da trilha, a exemplo de clareiras e bambuzais, favorecem a ocorrência de diversas espécies de aves. Para atraí-las, usamos um playback com cantos distintos”, explicou a bióloga e ornitóloga Natália Rongetta, analista de Projetos da Aiuká.
O evento, com 22 participantes, foi guiado por William Wallace, biólogo, fotógrafo e observador de aves. As espécies de aves avistadas tiveram seus nomes incluídos em um banco de dados internacional, o E-bird. Entre elas, estavam o garrinchão, sabiá-de-coleira, tiê-sangue, pica-pau-anão e pula-pula.