Ao longo de 2023, a Aiuká reafirmou seu compromisso em ser referência na proteção à fauna com planejamento, gerenciamento e respostas eficientes em emergências ambientais. Dentre as inúmeras realizações, destacamos os sete acontecimentos mais relevantes que demonstram a abrangência e os resultados da atuação da Aiuká:
1. Expansão e Consolidação Geográfica
A inauguração da filial em Lima, Peru, marcou a significativa expansão das atividades de planos e projetos para a proteção e resgate de fauna na América Latina, demonstrando os resultados positivos da atuação da Aiuká em solo peruano desde 2022.
2. Simulados Estratégicos
Em 2023, a equipe técnica participou de mais de 40 simulados, realizados em diversos formatos, exemplificando a atuação em cenários de emergências ambientais nos três níveis (tier 1, 2 e 3) em diferentes localidades tanto no Brasil como no exterior.
Um dos destaques internacionais foi o simulado realizado em Angola (África) com a participação do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), rede da qual a Aiuká faz parte e a diretora da empresa, Valeria Ruoppolo, é chair.
Nesse exercício, realizado em maio, foi desenvolvido um trabalho de campo a fim de se avaliar as condições para mobilizar uma instalação de oportunidades destinada à reabilitação de animais em uma eventual emergência, além de identificar a fauna que poderia ser afetada em um acidente. Também foram classificadas as áreas sensíveis e prioritárias para atendimento e, ainda, indicados centros de oportunidade caso a resposta se faça necessária em algum momento.
Outro grande destaque internacional no quesito simulados foi a realização de um exercício próximo ao Porto de Callao, Lima, que atestou a importância da cooperação e preparação das equipes multidisciplinares para atendimento de emergências com derrame de hidrocarbonetos.
Já no Brasil, a Aiuká participou do maior simulado em campo já realizado no país. Esse exercício ocorreu entre os dias 18 e 20 de setembro no Rio Grande do Norte e foi um dos requisitos do licenciamento ambiental do IBAMA para a Petrobras perfurar poços na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial Brasileira. A Aiuká destacou onze de seus profissionais para participar. Eles atuaram no monitoramento e captura simulada de fauna, além de simularem a estabilização e a reabilitação de animais. No total, foram mobilizadas mais de mil pessoas, quatro aeronaves, 70 veículos terrestres e mais de 60 embarcações para as ações de simulação de contenção e recolhimento de petróleo, proteção costeira e de monitoramento, resgate e atendimento à fauna.
Ainda em setembro de 2023, a Aiuká esteve presente em outro grande simulado, realizado entre os dias 11 e 15 de setembro em Bombinhas (SC). Na ocasião, os profissionais da empresa participaram da simulação de monitoramento e captura de fauna, além de atuarem na estabilização simulada da fauna.
3. De norte a sul do Brasil
A Aiuká consolidou parcerias estratégicas nos diversos segmentos empresariais, expandiu sua atuação no setor portuário e promoveu soluções de proteção à fauna para grandes empreendimentos nacionais. Dentre as atividades, destacamos a elaboração e implementação de Planos de Proteção à Fauna (PPAF), Projetos de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE), elaboração de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, Monitoramento de Fauna em praia pós-emergência, além do desenvolvimento de capacitações e exercícios simulados.
4. Treinamentos Contínuos
Durante o ano, foram realizados mais de 70 treinamentos internos e externos, que demonstram a posição da Aiuká no mercado como uma solução na preparação para contingências envolvendo a fauna. Os temas abordados foram desde o espectro do compliance ambiental, ESG, legislação, atendimento de fauna oleada, manejo de fauna em instalações industriais e portuárias, acidentes com animais peçonhentos, cenários de emergência e a importância da comunicação eficaz em situações críticas.
5. Cuidado Exemplar com a Fauna
Atendemos cerca de 50 acionamentos para resgate e reabilitação de animais da fauna silvestre. Obtivemos um percentual de reabilitação que supera 70% de eficiência, o que reafirma a capacidade da Aiuká em viabilizar resposta rápida, especializada e eficiente no atendimento da fauna silvestre em situações de emergência ou em necessidades pontuais.
6. Participação em Redes Internacionais
A Aiuká participou ativamente de eventos em 2023, dentre eles destacamos as reuniões presenciais do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), contribuindo com padrões internacionais de resposta à fauna em ambientes oleados. Além disso, organizamos em conjunto com a Oiled Wildlife Care Network (OWCN) e University of California Davis (UC-Davis), o Wildlife Hazing & Deterrence Summit que foi a primeira oportunidade de reunir especialistas convidados de todo o mundo para discutir sobre técnicas de afugentamento para diferentes situações, geografias e espécies.
7. Compartilhamento de Expertise
A Aiuká promoveu o Workshop “Fatores Críticos na Preparação para Emergências Ambientais”, com objetivo de estimular o intercâmbio sobre temas fundamentais relacionados ao atendimento de emergências, comunicação em situações de crise e preservação ambiental. A equipe da Aiuká e representantes de diversas organizações e segmentos colaboraram para o sucesso do evento. Estiveram presentes representantes dos terminais portuários, órgãos públicos e reguladores, CETESB, Corpo de Bombeiros e IBAMA, além de especialistas em legislação e fauna, e convidados interessados em ampliar sua visão sobre a preparação para emergências ambientais.
Com isso, vemos como o ano de 2023 fica marcado pela grande atuação da Aiuká por todo o Brasil e a instituição da sucursal no Peru, desencadeada pela participação e promoção de eventos nacionais e internacionais voltados para a resposta à fauna em cenários de emergências ambientais.
Confira o vídeo de Retrospectiva de 2023 da Aiuká:
Em 2024 seguiremos com a missão de oferecer serviços de planejamento, gerenciamento e resposta à fauna, com excelência técnica e qualificada através de equipe técnica capacitada, que asseguram a aplicação das melhores práticas nacionais e internacionais para conservação das espécies e o bem-estar dos indivíduos.