No final de março, novos membros da equipe Aiuká participaram de um curso de capacitação na metodologia ICS (Incident Command System) 300. O curso foi ministrado pelo biólogo Pedro Furtado, da empresa parceira EnvironPact, no Centro Operacional da Aiuká em Praia Grande (COP Aiuká SP). O objetivo do curso foi capacitar os mais novos colaboradores da Aiuká sobre emergências envolvendo derramamento de óleo e seus possíveis impactos na fauna.
“Embora o gerenciamento de emergências faça parte do nosso trabalho, não enfrentamos uma todos os dias. Por isso, é importante manter nossa equipe atualizada”, comentou Furtado. Ele explicou que o treinamento é valioso para que os profissionais entendam claramente seus papéis no gerenciamento, que não se limitam apenas à resolução operacional de problemas, mas também às outras consequências que uma emergência pode acarretar.
“Participar do curso ICS 300 foi uma experiência muito enriquecedora e extremamente importante para o meu desenvolvimento profissional. Pude ampliar minha visão sobre as emergências ambientais e esclarecer conceitos de forma prática”, disse Maraya Lincoln Silva, assistente de Operações de Resposta à Fauna. Ela destacou ainda que iniciativas de capacitação como essa demonstram o compromisso da empresa com a constante atualização de seus colaboradores, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e excelência profissional.
Já para Maria Julia Florencio de Melo, assistente de Operações em Resposta à Fauna, a dedicação da empresa com relação à jornada de aprendizado da equipe demonstra um compromisso com a entrega de resultados. “Ao investir na atualização técnica, a Aiuká garante que seus funcionários estejam preparados para enfrentar situações de emergência e também fortalece a cultura organizacional centrada na segurança e na eficiência”, concluiu.