A Aiuká realizou um simulado internacional no dia 27 de junho entre o Brasil e o Peru, país onde a empresa opera desde 2022 e mantém uma filial desde 2023. A ação consistiu em um exercício de comunicação para ativação do Plano de Proteção e Resgate de Fauna – PPRF de um cliente.
A Aiuká elaborou e designou observadores especialistas em fauna para o exercício simulado que previa um cenário de vazamento de diesel devido à colisão de uma embarcação pesqueira com um riser durante a transferência para um navio.
“No Peru, um especialista da Aiuká acompanhou todas as atividades desde o posto de comando, enquanto outro profissional estava em atividade embarcada com a equipe de meio ambiente do cliente”, conta o médico veterinário Rodrigo Valle, gerente de Projetos da Aiuká. Ele explicou que, a partir da ativação do PPRF, os especialistas da Aiuká no Brasil iniciaram o atendimento remoto com todas as informações e orientações necessárias para as primeiras ações de proteção à fauna em risco até que a equipe peruana se apresentasse presencialmente no posto de comando do incidente, o que ocorreu em um intervalo de poucas horas.”
“Nossa participação contribuiu para o treinamento de todas as equipes envolvidas no exercício e também para o alinhamento de procedimentos de atendimento a emergências internacionais. Além disso, destacamos a importância e o pioneirismo do cliente em promover a resposta técnica e especializada para emergências com fauna no Peru”, comenta Valle.