O conhecimento científico da Aiuká foi compartilhado em um artigo com um caso inédito, publicado recentemente no ARS Veterinária, jornal online produzido pela Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp. Em particular, esse caso mereceu destaque por se tratar do tratamento e recuperação de uma coruja-buraqueira que apresentava um sério problema que, provavelmente, a impediria de voltar para a vida livre.
“Ela foi resgatada em 2023 em uma unidade industrial do setor de exploração de petróleo e gás, depois de ser encontrada debilitada e com uma lesão ocular”, conta Maraya Lincoln Silva, da equipe de Operações de Resposta à fauna da Aiuká. “Diagnosticada com úlcera indolente, um tipo delicado de úlcera ocular que apresenta curso prolongado e cicatrização lenta, a coruja passou por um longo período de reabilitação. Esse processo incluiu diferentes protocolos medicamentosos e procedimentos cirúrgicos, resultando em uma recuperação excelente que permitiu seu retorno ao ambiente natural”, conta Maraya.
De acordo com ela, que é primeira autora do artigo, esse trabalho descreve o desenvolvimento clínico e o tratamento desde a admissão até a soltura da coruja. “Relatar casos tratamento de sucesso como este é de extrema importância, pois auxilia outros médicos-veterinários e instituições em casos semelhantes, aumentando a probabilidade de sobrevivência e saúde desses animais, além da conservação das espécies”, comenta Maraya.