Recentemente, a Aiuká recebeu uma araponga (Procnias nudicollis) macho, resgatada pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande. Essa ave é famosa por sua vocalização. Quando ingressou para tratamento, estava apática e pouco responsiva, com diversas lesões causadas por traumas. Apesar das lesões externas significativas, a radiografia demonstrou que não havia nenhuma fratura.
No decorrer de seu tratamento, a araponga apresentou melhora progressiva até sua recuperação completa. Depois de anilhada, a ave foi devolvida para seu habitat.
Essa espécie, com status de conservação Vulnerável (IUCN e Livro Vermelho – Estado de São Paulo), apresenta declínio populacional devido a ameaças como a perda de seu habitat e a captura ilegal na natureza. Possui ainda, como característica um evidente dimorfismo sexual, sendo que o macho apresenta penas brancas e cabeça esverdeada. Já a fêmea tem coloração amarela e preta. Apresenta uma das mais potentes vocalizações dentre todas as espécies de aves no mundo, que se assemelha a um fortíssimo estalar de timbre metálico e pode ser ouvida a longas distâncias.