A Aiuká participou do Primeiro Simpósio do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC), realizado pelo IBAMA em Brasília, reafirmando nosso compromisso na elaboração de planos específicos para a fauna, que complementam tanto os Planos de Área (PA) quanto os Planos de Emergência Individuais (PEI), temas de grande destaque durante o evento.
Durante o simpósio, autoridades como o IBAMA, a ANP e a Marinha do Brasil sublinharam a importância dos simulados e treinamentos na implementação destes planos, fiscalizados pelos órgãos competentes e elaborados para os empreendedores em parceria com empresas especializadas. O Capítulo de fauna do PEI, o PPAF – Plano de Proteção à Fauna – é desenvolvido pela Aiuká, sendo esta uma exigência da resolução CONAMA Nº398/08. O PPAF é exigido dentro do processo de licenciamento ambiental, requisito fundamental para que empresas obtenham as suas licenças de instalação e operação (LI e LO).
Outro ponto de extrema relevância discutido no evento foi a integração de todas as equipes envolvidas na execução do PNC, por meio do Sistema de Comando de Incidentes (ICS – Incident Command System). Nesse contexto, a equipe da Aiuká se dedica a apresentar as considerações necessárias para a proteção da fauna da área potencialmente afetada por um vazamento de óleo, desde o Posto de Comando. Assegurando assim que sejam aplicadas as melhores práticas para minimizar os impactos sobre a biodiversidade local.
Para garantir essa excelência, a Aiuká desenvolve o Capítulo de Fauna do PEI (PPAF) e na sua implementação oferece treinamentos e simulados, permitindo que todos compreendam as ações necessárias para a proteção da fauna em potenciais incidentes.