Ao longo de outubro, a Aiuká realizou mais de 10 simulados ao redor do país, envolvendo cerca de 20 profissionais de nossa equipe especializada, incluindo veterinários, biólogos e oceanólogos. Os exercícios variaram entre simulados tabletop e com mobilização real, garantindo uma preparação completa para situações de emergência.
Nos exercícios simulados, nossos especialistas de fauna estão presentes desde a definição das estratégias no Posto de Comando até a execução das ações em campo, atendendo os grandes operadores da indústria, tanto para clientes offshore quanto onshore.
O domínio do Incident Command System (ICS) e a colaboração entre todas as equipes são essenciais para o sucesso dos simulados, que encenam cenários de derramamento de óleo e a execução dos PPAFs (Planos de Proteção à Fauna). A expertise da Aiuká na proteção de fauna em emergências ambientais garante uma resposta ágil e coordenada em situações com vazamento de óleo, em virtude de abalroamentos e falhas operacionais em plataformas e unidades marítimas, escopo de alguns dos exercícios realizados.
Nossa presença constante em todas as etapas — do planejamento do exercício, à gestão desde o Posto de Comando, até a execução da prática em campo — assegura que cada cliente esteja preparado e em conformidade com as exigências dos órgãos fiscalizadores em todos os níveis, promovendo a preservação da fauna e o cumprimento das melhores práticas nacionais e internacionais.