No dia 18 de fevereiro de 2025, a Aiuká comemorou seus 15 anos de trajetória dedicados ao desenvolvimento de soluções para a fauna oleada e em risco e, na preparação para atuar em situações de emergência ambiental. O evento reuniu mais de 100 pessoas entre colaboradores das três unidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Lima, no Peru), parceiros, clientes, autoridades e amigos. A celebração foi realizada de forma simultânea e híbrida, permitindo a participação presencial e online.
A programação contou com a apresentação da história da Aiuká, que teve início em uma ligação entre Rodolfo Silva e Valeria Ruoppolo em 1995, marcando o início de uma parceria pautada no propósito comum de cuidar do bem-estar animal e responder a emergências ambientais.
Desde sua fundação em 18 de fevereiro 2010, data da abertura do CNPJ da empresa, a Aiuká se consolidou como referência no Brasil e no exterior.
Por isso, a importância de celebrar esta data, exatamente neste dia, 15 anos depois.

Nesta oportunidade, foram compartilhados alguns marcos importantes da Aiuká, como a contribuição no desenvolvimento do Projeto de Proteção à Fauna do MAREM (Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência no Mar) em parceria com a EnvironPact, entre os anos de 2014 e 2016; a implementação dos primeiros Projetos de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE) em 2016; o desenvolvimento de oficinas para o IBAMA, indústria de E&P, governos, ONGs e academia no Brasil, na Argentina e no Peru ao longo do último ano, e a integração ao Grupo OceanPact, por meio da EnvironPact, em novembro de 2024.
Ao longo desses 15 anos, a Aiuká alcançou resultados expressivos:
- +2.500 animais atendidos nos três Centros Operacionais, que somam mais de 13.000m² dedicados à fauna;
- Realização de +200 simulados de resposta a emergências ambientais em diversos países;
- Participação em +50 emergências ambientais em cinco continentes;
- Capacitação de +300 guardas civis municipais em Praia Grande;
- Aplicação de +250 treinamentos, com mais de 1.700 certificados emitidos;
- Atendimento a +50 clientes dos setores portuário, de exploração e produção (E&P), energia e outros.
Além disso, a Aiuká tem atuado de forma destacada na preservação e monitoramento da fauna, com foco em espécies como andorinhas e gambás-de-orelha-preta, além de registrar a presença de alguns dos maiores e menores representantes de diferentes grupos:




A celebração foi marcada por momentos de confraternização, com um ambiente acolhedor e repleto de sorrisos, seguido de um brinde especial pelos 15 anos de conquistas e desafios superados. A data ganhou ainda mais significado com as percepções de convidados presentes. Ana Lyra, Diretora de Sustentabilidade da EnvironPact, destacou a importância da parceria e da integração com o Grupo OceanPact. Cintia Levita, do IBAMA, reforçou a relevância do trabalho da Aiuká no cenário nacional de resposta a emergências ambientais.
Representantes de diversos setores prestigiaram a comemoração, incluindo clientes portuários, de E&P e energia, além de autoridades das secretarias de meio ambiente de Praia Grande, Santos, Macaé e Rio das Ostras.




















Em um momento de grande emoção, os fundadores Valeria Ruoppolo e Rodolfo Silva compartilharam suas reflexões sobre a trajetória da Aiuká.
O evento foi mais do que uma celebração: foi um reconhecimento do caminho trilhado, das pessoas que fazem parte dessa história e da missão que move a Aiuká todos os dias. Que venham os próximos 15 anos, com novos desafios, parcerias e, acima de tudo, o compromisso contínuo com a proteção da fauna e do meio ambiente.